Jul 282011
 

Resolvi dar uma ajuda para o pessoal que tem Playstation 3 e gosta de jogar online.

Tudo começou quando tentei jogar o PES2011 na rede e algumas opções do modo Online estavam desabilitadas. O jogo dava um alerta dizendo que a configuração da minha rede não permitia que aquelas opções fossem ativadas.

Depois de xingar muito a Konami (e a SONY também!!!) e fazer algumas pesquisas pela Internet, descobri que o PES não é o único que requer mais alguns “privilégios” (se é que podemos dizer assim) para jogar online.

Bom, para garantir que você vai ter pleno acesso aos recursos e jogar online tranquilamente e praticamente qualquer jogo, tudo se resume a garantir que seu PS3 use a rede com os tipos NAT1 ou NAT2 e que algumas portas sejam liberadas. Como assim?!!! Vou explicar.

Primeiramente, NAT significa Network Address Translation.

Para saber qual tipo de NAT seu PS3 está usando, no menu do console vá em Definições/Definições de Rede/Teste de Ligação á Internet.

No seu PS3, cada tipo de NAT tem um significado. Veja:

Tipo 1: O PS3 está conectado por fio e não está ligado a nenhum roteador ou firewall. Isso significa que o seu PS3 está conectado diretamente ao provedor de Internet e você não deve encontrar problemas para jogar online.

Tipo 2: O PS3 está conectado a um roteador (com ou sem fio). Se estiver tudo configurado corretamente, você não deve ter problema nenhum para jogar online.

Tipo 3: O PS3 se encontra conectado a um roteador ou firewall (provavelmente sem fio). A configuração permite acessar a PSN e jogar vários jogos online, mas certamente você vai encontrar problemas em alguns deles.

Podemos resumir assim:

  • NAT tipo 1: melhor conexão possível
  • NAT tipo 2: conexão muito boa
  • NAT tipo 3: conexão ruim e limitada

Se por acaso o seu PS3 está mostrando NAT tipo 3, aqui vai um roteiro baseado na minha própria experiência e em consultas à Internet sobre como configurar sua rede para garantir NAT tipo 2.

Já que as configurações e os equipamentos podem variar para cada um, vou tentar informar de uma maneira generalizada. Recomendo que você consulte os manuais dos seus equipamentos para verificar como executar cada uma das tarefas descritas à seguir.

No meu caso, o PS3 está conectado (sem fio) a um roteador TP-LINK WR841N, que por sua vez está conectado a um modem ADSL Thomson TG508 que acessa a Internet usando o Speedy da Telefônica.

Se você tem uma configuração semelhante à minha (MODEM ADSL -> ROTEADOR -> PS3), aqui vai o roteiro para NAT2:

1) A primeira coisa a fazer é garantir que o seu modem ADSL trabalhe em modo BRIDGE com DHCP desabilitado e UPnP ativo. Consulte o manual do seu modem ou pesquise na Internet, é fácil!!!

2) Como seu modem se transformou em apenas uma bridge, o próximo passo é configurar seu roteador para acessar a Internet. Você vai precisar criar uma conexão PPPoE que se conecte automaticamente ao seu provedor de Internet. Você deverá fornecer suas credenciais de acesso (usuário e senha) para isso. Mais uma vez, veja o manual do seu roteador ou pesquise na Internet.

Até aqui nós configuramos o acesso à Internet. Teste e verifique se você está acessando a Internet normalmente.

Vamos continuar agora com as configurações de roteamento…

3) Você deve garantir que o seu roteador esteja com o serviço DHCP habilitado e UPnP ativado.

4) Embora o DHCP esteja habilitado, o seu PS3 deve ter um IP fixo. No meu roteador, existe a opção de DHCP/Address Reservation, onde eu forneço um IP fixo para o PS3 baseado no MAC Address dele. O MAC do PS3 pode ser encontrado no Teste de Ligação á Internet.

5) Estamos quase lá, mas para que tudo funcione, é imprescindível que você faça o roteamento de algumas portas para o IP (fixo) que você definiu para o seu PS3. No meu caso, isso pôde ser feito na opção Forwarding/Virtual Servers do roteador. Veja como fazer isso no seu equipamento. O site PortForward vai te ajudar imensamente. As portas a serem liberadas são as seguintes:

Obs: Libere para todos os protocolos ou pelo menos TCP e UDP.

  • 3658
  • 5000-5200
  • 5730-5739
  • 6112
  • 80
  • 443
  • 5223
  • 3478-3479

6) Para terminar a configuração, inclua o IP do PS3 na DMZ do seu roteador.

Tudo configurado, dê um reboot no seu roteador e depois ligue seu PS3. Teste a conexão à rede e certifique-se de que o NAT tipo 2 tenha sido atribuído.

Se isso aconteceu, parabéns e divirta-se!!!

Ah, esse aí é meu ID na PSN…

  90 Responses to “Como configurar NAT Tipo 2 no PS3 para jogar online”

  1. Rui é o seguinte, fiz tudo aqui nesse tutorial. mas….. ainda continuou dando o mesmo problema com o nat 3 e o upnp não disponivel, porem me perdi só na ultima parte, das portas me ajuda ai!!

    Meus Aparelhos:

    Modem: ADSL Technicolor Da Operadora OI
    Roteador: Intelbras 240i N 150 Mbps

    Tanks!

  2. não to conseguindo jogar mais online pes 2013 no play 3. ta dando essa mensagem “verifique se sua rede está configurada corretamente”. e nunca mais joguei online me ajuda ai galera
  3. Também não estou conseguindo jogar mais online pes 2013 no play 3. ta dando essa mensagem “verifique se sua rede está configurada corretamente”. e nunca mais joguei online me ajuda ai galera.
  4. A internet sendo via rádio interfee em algo responde pf não consigo mais jogar GTA 5 online
  5. Também não estou conseguindo jogar mais online pes 2013 no play 3. ta dando essa mensagem “verifique se sua rede está configurada corretamente”. e nunca mais joguei online me ajuda ai galera.
  6. Nao to conseguindo jogar mais pes 2013 alguem sabe o pq pois essa mesma msg de vcs acima aparece no meu.. Agurdo repostas bom dia galera

 Leave a Reply

(required)

(required)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>