May 072009
 
Casal

Quando nós nos casamos, eu e minha esposa pensávamos em ter 3 filhos. Nós gostamos de crianças e sonhávamos com aquela casa cheia nos almoços de domingo, aquela criançada correndo por todo lado e depois viriam um monte de netos, enfim, cumprir devidamente o mandamento “Crecei-vos e multiplicai-vos”.

Realmente não existe nada mais lindo e gratificante do que você ver uma semente sua crescendo, florescendo e gerando frutos.

Mas a realidade da vida não se tem mostrado tão generosa assim. Sabe-se muito bem da dificuldade que é criar e garantir o futuro de uma criança hoje em dia. E não falo só de dinheiro não!

Depois de termos duas filhas lindas, chegamos à conclusão de que elas já requerem muito mais atenção e dedicação (incluindo financeira) do que podemos dar. E para garantir um futuro decente para elas, temos consciência de que, mais do que nunca, vale o ditado: “Um é pouco, dois é bom e três é demais.”

Para garantir que nada saia dos nossos planos, resolvi me submeter a uma vasectomia, ou deferentectomia para os mais entendidos.

Hoje faz uma semana que me submeti a esse procedimento. Por incrível que pareça, a vasectomia ainda hoje é rodeada de diversos mitos, tabus e dúvidas. Por isso mesmo é que resolvi compartilhar um pouco da minha experiência.

O procedimento

Vasectomia?! Argh!!! Só de pensar, você (leitor homem) já sente dor, não é mesmo?! Pois é eu também pensava assim.

No começo, enquanto você não se acostuma com a idéia de alguém cortando uma região tão “nobre” do seu corpo, dá até um certo sentimento de pavor! Mas o tempo passa, você estuda um pouco sobre o assunto, houve os comentários de outros vasectomizados e enfim toma coragem.

Mesmo sabendo que era um procedimento simples, nunca fui submetido a uma cirurgia na minha vida e fiquei um pouco ansioso. Mas foi super tranquilo.

Tudo começa com uma anestesia local. Eu até pensei que seria dolorosa, mas que nada, é muito menos dolorida do que uma anestesia de dentista.

Depois, é feita uma pequena (acredite, é realmente muito pequena!) incisão na pele do escroto (vulgo saco). Em seguida, é identificado o canal deferente de cada lado, que é o justamente o canal por onde os espermatozóides caminham desde o testículo até a chegada na uretra.

Neste local é feita uma ligadura ou corte destes canais. Depois são amarradas as pontas. Não se preocupe, a menos que exista um espelho no teto, você não vê tudo isso acontecendo.

Depois a pele é fechada com 1 ou 2 pontos de fio absorvível. O médico protege o local com um pequeno curativo e voilà, tudo estava pronto!

Terminado o procedimento, que durou aproximadamente meia hora, fiquei descansando por mais meia hora e fui liberado.

O negócio é tão simples que você até pode voltar dirigindo para casa, mas se tiver alguém para te dar uma carona, é o ideal.

A recuperação

Antibiótico, anti-inflamatório e dois dias de molho, em casa e preferencialmente na cama. Essa foi a recomendação do meu médico. Segui à risca, afinal não queria romper nenhum ponto, nem causar nenhuma infecção.

Você já levou uma bolada no saco durante um jogo de futebol?! Sabe aquela dor? Pois é, não tem nada a ver!!! :-)

Eu não senti dor, apenas um pequeno desconforto nos dois primeiros dias.

Sexo?! Pode fazer, mas só depois de 7 dias. Essa é a recomendação para evitar qualquer desconforto ou complicação. Também não se deve pegar em pesos nesse período.

Academia?! Isso vai demorar um pouco mais. :-( O médico me recomendou um período de mais ou menos 15 dias para voltar às atividades físicas.

De maneira geral, a minha recuperação tem sido excelente. Muito mais simples do que eu esperava.

E o mais importante, tudo continua funcionando como era antes!!! ;-)

Derrubando os tabus

Tirando as gracinhas dos amigos e colegas de trabalho, a sua vida não muda.

Você não perde sua masculinidade, não fala mais fino, não perde os cabelos (pelo menos os que restaram), não tem dificuldade para urinar, enfim, nada muda.

O seu amigo lá de baixo continua o mesmo e o líquido seminal continua sendo ejaculado da mesma maneira. Isso ocorre porque ele é produzido na próstata e na vesícula seminal. Portanto, a composição do esperma continua a mesma, exceto pela falta de espermatozóides, claro. Ou pelo menos é o que deveria acontecer. Por isso mesmo, é que o médico recomenda que se use algum método anti-concepcional durante o período de pelo menos um mês após a vasectomia. Isto porque podem restar espermatozóides vivos no canal deferente.

Após um mês, deve ser realizado um espermograma para comprovar a eficácia do procedimento e aí sim, liberar geral!

Pais e filhos

Concluindo, se você é homem com mais de 35 anos, já teve os filhos que queria, tem um relacionamento estável com sua companheira e quer tranquilidade durante a sua vida sexual no que diz respeito a não ter mais filhos, não tenha medo! A vasectomia é uma opção bem mais simples e com menos riscos do que a laqueadura na mulher.

Só um detalhe! Saiba que, apesar do processo ser tecnicamente reversível, a probabilidade dessa reversão funcionar e tudo voltar a ser como era antes é muito baixa (menos de 33% dos casos). Além disso, o procedimento cirúrgico de reversão é bem mais complicado. Portanto, tenha absoluta certeza antes de fazer uma vasectomia.

Se você é um leitor que também fez vasectomia, que tal contar sua experiência nos comentários?! Conhece alguém que fez e tem algo a nos contar, vá em frente! Todas as informações são bem vindas.

Posts relacionados:

  268 Responses to “Vasectomia, mitos e verdades”

  1. Fiz minha vasectomia dia 10/01/2013 as 9:45.
    Não teve nada de espera, cheguei e fui o primeiro a ser atendido. Tinham mais 4 pessoas para fazer na sequencia.
    Procedimento levou 15min (desde a troca de roupa até o tchau).
    O medico disse que eu não poderia andar rápido naquele dia pois estava ainda anestesiado e não sentiria dor.
    Fiquei 5 dias de repouso total, sem poder levantar peso, se abaixar, sem sexo, sem masturbação, etc.
    Fiquei com um edema no lado direito mas que foi resolvido com compressa quente ou água quente do banho. Em 3 dias não tinha mais nada.
    Nos primeiros dias meus saco ficou inchado e encolhido, as vezes relaxava.
    Eu usava apenas uma gaze no local e sempre lavando com água boricada após o banho ou quando eu ia aos pés.
    Senti algumas dores nos testículos porque algumas vezes me abaixei e levantei minha filha do chão. Mas isso após os 5 dias de repouso total.
    Hoje fazem 14 dias que fiz a vasectomia e está tudo maravilhoso, sem dores e vida normal.
    A partir de agora devo ter 25 ejaculações E aguardar 3 meses de vasectomia. Após isso farei um espermograma para ver se está tudo OK. Estando estéril significa que foi tudo um sucesso e não terei mais filhos. (Fiz a vasectomia por causa da minha esposa que não pode ter mais filhos, pois na última gestação ela quase faleceu.).
  2. Estou com medo de Fazer a minha.
    Eu e minha esposa já temos um menino,pe pelo planejamento familiar queria fechar a fábrica.
    rsrs…

    Alguém tem algum conselho?

    Tenho 27 anos e minha esposa 21.

    • Olá Luiz,

      Particularmente acho que vocês dois ainda são jovens. Talvez seja interessante aguardar mais um pouco.

      Abraço.

      • Calma, e bom esperar! Sou casada a 16 anos, e tenho um filho de 15 anos ano passado resolvemos ter mais um, veio uma menina, foi ótimo.
        Mas estávamos convictos de não ter mais filhos.
    • colegas , meu marido é vasectomizado, mas dou um conselho pra vc, espera um pouco um filho só é muuito complicado, até então futuramente ele irá cobrar um irmão. depois dois está de bom tamanho , eu tambem pensei em só um e fechar a fabrica , mas meu filho depois de algum tempo que ele começou a ir na escola começou a cobrar porque todo coleguinha falava da familia , do irmão ai ele começou a cobrar . abraços a todos vcs. boa sorte . coração de pai e maãe sempre cabe mais um . um abraço.kkkkkkkkkkkkkk
  3. eu fiz a vazectomia no dia 04.02.2013 eu foi tudo bem tenho 3 filha e decidi fazer a operação
  4. olá tudo bem ? eu fiz a minha dia 30/01/2013, confesso que que fiquei com pouco de medo pelo que muitos falam, mais foi muito rapido e nâo doeu, mas depois que passou o efeito da anestesia começou a ficar inchado o lado direito tomei todos medicamentos que o médico passou aí deu uma melhorada mais ainda sinto uma dorzinha. mais o que me preocupa e os pontos que ainda nâo cairam o que eu faço espero mais ou vou a um posto ambulatório para eles tirarem ?
  5. Fiz dia 26/01/13 foi tudo bem. Rápido, senti muita dor ( suportavel) por uma semana. Porém meu medico proibiu qualquer esforço físico ( todos) por TRINTA DIAS. No sex por 30 dias. Será excesso de zelo?
  6. fis com 6 dias e tudo correu bem no 8 dia falhei não subiu o q pode ter ocorrido
  7. meu marido tem 30 anos eu tenhoa 30 anos tambem ele fez a vasectomia a 2 anos ,mas ele toma suprementos e hormonio masculino tem como reverter espontaniamente corro o risco de engravidar.
    • Olá Cinthia,

      Se ele fez há 2 anos, acho difícil reverter. Abraço.

      • Meu marido fez a vasectomia a 3 anos pois tem dois filhos do primeiro casamento, e agora nos casamos e gostaria de informações pois gostaríamos de ter o nosso bebê ele tem medo de depois não dar certo ou até a vida sexual mudar.
  8. Parabens Rui pelo post,
    realmente existem muitos mitos em torno dessa opção e muitos poucos depoimentos falando dos casos de ‘satisfação’.
    Pois acredito que a maioria dos que sentem algum problema, fora os normais de uma cirurgia, tem muito a ver com o psicológico de cada um. Pois realmente, quando se fala em mexer na jóia masculina sempre se imagina um chute no saco ou a virilidade relacionada a capacidade de gerar filhos.

    Estou com 29 anos e 1 filha.. e no meu caso com 7 dias hj, sinto apenas um desconforto normal de uma área operada e um leve inchaço. No entanto, nem aguentei esperar os minimos 7 dias de ‘resguardo’, apenas 4.rs.. e Ouçam(leiam) bem amigos medrosos… Funcionou perfeitamente, como sempre..!! claro, nada hardcore e protegido.. sempre..rs

    Passando esse desconforto com certeza vai ser muito melhor..

  9. Voltando aqui, um ano e 3 meses após minha vasectomia com o intuito de informar aos interessado em fazer este procedimento que não temam. Já fiz meu relato de como foi e agora, tempo depois, tudo continua na mais perfeita normalidade. Funcionando numa boa, com ejaculações vigorosas, porém sem esperma. Praticamente nem se nota a diferença, nem em quantidade nem em coloração ou viscosidade. Resumindo, tudo perfeito. Coragem aos que pretendem e acredite, vale o sacrifício. Suas esposas agradecerão por não terem mais que se entupir de hormônios dos anti concepcionais. Abraço ao Rui, teu blog me ajudou na decisão e por isso volto deixar meu depoimento.
  10. Caro Ruy,

    Hoje completei 1 ano que fiz minha vasectomia. Confesso que, a vida está muito melhor. Me arrependo de não ter feito antes! Sigo uma vida normal, e pelo fato de não ter perigo de uma gravidez não planejada, minha performance melhorou e muito. Algumas vezes sinto um pouco de dor quando durmo de lado e as pernas apertam um pouco a bolsa escrotal, no mais tudo perfeito. Para todos vocês que ainda não fizeram, recomendo que façam sem medo.
    Como toda cirurgia, é claro que você sentirá algum desconforto, mas 3 ou 4 dias após passa. Posso dizer que não mudou nada, até o volume do liquido seminal aumento bem.
    Então meus jovens aproveitem a vida, pois nosso tempo aqui é curto demais.

    Abraço

    Eduardo

  11. Ola acabei de fazer a vasectomi foi no dia 15=05-2013 as 16:30 hs,foi nestesiado com a raqui e ocorreu tudo bem ñ sentir nada e ate agora estou tranquilo sem dor,estou no momento deitado pois e melhor ñ fazer muito esforço,aos amigos q ñ fiseram e pretendem fazer fiquem em paz pois ñ tem risco algum a ñ ser que vc estrapole no repouso
  12. Bom dia Rui, venho acompanhando seu poste desde 2011, e gosto muito dos comentarios.
    Aconteceu algo comigo que eu gostaria de pedir sua opinião, eu fiz minha vasectomia em setembro de 2011, depois de uns 03 meses fiz o espermograma e esta tudo zerado (Azoospermia, ausencia de espermatozoide no ejaculado), mais no começo de 2013 comecei a sentir uma incomodo nos testiculos, nada de dor só um pequeno incomodo. Deixei pra lá, não procurei o médico. Mas em Maio resolvi passar por uma consulta de rotina, e pedi para o medico solicitar um espermograma para verificar a eficacia da cirurgia, fiz o exame e na hora de ver o resultado eu me assustei, meu exame deu alterado, pois no ejaculado estava apresentando espermatozoides, fiquei doido e pedi para minha esposa fazer um exma de gravides e para nossa surpresa ela esta gravida de 11 semanas.
    E agora o que nós faremos? Será que podemos processar o médico por um erro?
    Estamos muitos nervosos com tudo isso. Como pode uma cirurgia de 1 ano e 8 meses se reverter.
    • Wagner,

      Quanto a processar o médico, eu não sei informar, mas deve ser possível.

      Se te consola, existe uma probabilidade mínima do organismo gerar novas ligações por onde os espermatozóides poderiam passar. Alguns médicos apenas “grampeiam” os canais, o que aumenta o risco. Não sei se é o seu caso.

      Concluindo, se sua esposa já está grávida, independentemente do resto que você fará, receba essa criança como uma graça divina e lhe dê muito amor aceitando os propósitos de Deus para sua vida.

      Abraço.

      • Obrigado Rui.
        Com certeza essa criança vai ser amada, pois não sabemos o proposito de Deus em nossas vidas. Nada em nossa vida é em vão.

        Abraço.

        • Meu tio com 70 anos disse que sua namorada estava grávida, então eu contei para ele a seguinte história: Existia na floresta um grande caçador de urso. Com o tempo ele foi ficando velho. Um dia gritaram, socorro, um grande urso. O caçador saiu e ao pegar a espingarda, pegou seu guarda chuva e apontou para o urso e apertou. Quando ele fechou o guarda chuva, olhou para frente e o urso estava deitado no chão mortinho e ele contagiante que matou o urso.
          Meu tio de imediato disse: É claro que não foi ele que matou o urso, deve ser outro caçador que atirou…
          Imediatamente respondi: Tio, estou tentando dizer isso para vc, só não sabia como….
  13. BOM DIA
    DR. RUI, MEU MARIDO FEZ A VASECTOMIA A 2 ANOS E MEIO E A MINHA MENSTRUAÇÃO ESTA ATRASADA A 15 DIAS, A VASCTONIA PODE SE REVERTER SOZINHA DE UMA HORA PARA OUTRA, JÁ ESTOU DESESPERADA POIS TENHO UM BEBE ESPECIAL QUE PRECISA MUITO DE MIM….A CIRURGIA QUE ELE FEZ E A QUE CORTA OS CANAIS….ME AJUDE DESDE JÁ AGRADEÇO A SUA ATENÇAO
  14. Fiz numa noite. Na outra fiz abstinencia sexual. Acabei tendo um sonho muito intenso e acordei tendo um orgasmo. Na outra noite nao aguentei e fiz amor com minha esposa… Tudo normal… 15 ejaculaçoes depois.ou seja..16 dias depois… Espermograma e td ok. Depois só alegria e no pelo direto.
  15. Ola galera. Tenho 20 anos de idade, sem filhos e fiz vasectomia no dia 09/072013. Fiz em clínica particular por R $ 1000 e mais R $ 120 contando os analgesicos, antiflamatorios e antibioticos. O procedimento durou cerca de 50 minutos. Estava morrendo de medo de sentir dor, e meus temores se confirmaram, pois das 4 injeçoes de anestesia senti muita dor em 2 delas. Fora isso, durante o procedimento senti demais quando os medico e enfermeira apertavam meu escroto e procuravam pelos canais deferentes. Foram momentos de nervosismo, incomodo e com algumas poucas pontadas de dor. Bom, na hora do medico cauterizar surgiu um problema: o aparelho cauterizador quebrou! o medico apenas amarrou os canais e me garantiu que a nao cauterizaçao nao iria afetar a eficacia da operaçao. desconfiado, mas de maos atadas, fiquei 30 minutos no consultório para observaçao normal. Voltei p casa e segui a risca as recomendaçoes do medico. Tomei os os remedios e descancei em casa por dois dias. Mesmo no primeiro dia pos cirurgico nao tive nenhum sangramentou dor, APENAS incomodo. Hoje, 3 dias apos a cirurgia, nao sinto dor e mesmo incomodo. Vou fazer espermograma daqui 3 meses p saber da eficacia do procedimento. Qualquel duvida galera, podem perguntar.
  16. Amigos,fiz a minha em 29/07/2013. Tenho 33 anos e minha mulher 31. Temos dois filhos. A decisão foi logo após o nascimento do nosso último filho, afinal cuidar de filhos hoje em dia é muito caro. Então acreditamos que essa foi a melho decisão. A parte mais dolorida para mim foi a anestesia. No mais correu tudo bem.
  17. Fiz a minha vasectomia dia 02/08/2013, tenho 28 anos, tive tres filhos, o primeiro faleceu, tenho um casal de filhos hoje maravilhosos, como minha esposa ja fez tres cesarias, não podia ter mais filhos, então tivemos essa decisão, até agora esta tudo bom, foi rapidinho o procedimento, nem vi, aplicaram alguma coisa pramim dormir, ainda bem, rsrsrs, não queria ver mesmo, nunca tive medo sobre isso, tenho um enfermeiro amigo que sempre mim instruiu, agradeço a Deus pela minha familia, e desejo pra vcs que pensam em fazer, força, e tranqüilo…sem preconceito…e DEUS em primeiro lugar.
  18. Alguem sabe alguma coisa sobre canal alternativo apos a vasectomia?
  19. Meu marido fez vasectomia há 5 meses, mas ainda não teve tempo de fazer o espermograma para confirmar a azoospermia. Essa semana acabamos transando 2x sem camisinha… Acha que ainda corremos risco de eu engravidar por vestígios de espermatozóides no canal?
  20. tenho 34 anos e minha esposa tem 35 tenho 15 anos de casado tenho um filho e ele tem 8 anos fiz no dia 23/09/2013 e não me arrependo pois, não e quantidade de filhos que traz felicidades pro casal,e sim o AMOR DA FAMILIA UM PARA COM OUTRO e de JESUS para com todos!!! NÃO CAIA NESSA QUEM TEM UM NÃO TEM NENHUM,TENHA OPINIÃO DEFINIDA NA QUILO QUE QUER!!!
  21. Ola pessoal chegou o dia de fazer vasectomia e estou bastante ansioso quanto ao procedimento , lendo os relatos ate fiquei mais calmo .mas não e facil saber que alguem vai mexer em uma de minhas partes nobres.
  22. Tenho 32 anos e 3 filhas fiz a minha cirurgia hj 22/11/13 a minha esposa fez 3 cessarias e correria o risco de morte caso tivesse uma nova cessaria. Estou super bem sem dor a cirurgia e muito simples e tranquila eu recomendo.
  23. Ola pessoal dei o meu depoimento a respeito da vasectomia dia 07/11/2013 e fiz a cirurgia dia 08/11/2013 e confesso sofri muito por antecedencia mas. para os que estão com receio com eu estava se e que isto ajuda,o procedimento e muito rapido sem dor tirando o nervosismo, foi tranquilo. EU RECOMENDO A TODOS QUE TEM OPINIAO DEFINIDA .
  24. fiz vasectomia a um ano atraz depois disso fiz em seguida o expermograma deu azoospermia ok essa semana atrazou a mestruacao da minha esposa fex exame de sangue deu positivo p gravides dai eu fiz outro exame de expermograma e constatou que eu tenho expermano liquido seminal culpado medico ou estou dentro dos poucos casos onde os canais deferentes se juntão novamente
  25. Artur

    Fiz a vasectomia na terça feira 03/12 as 18:00.
    Conforme o autor disse o procedimento é muito simples.
    Não tem dores, anestesia tranquila, pós operatório, nada disso.
    Saia do hospital, fique de repouso os dois dias, evite ficar andando, tome o antiflamatório e aguarde.
    Hoje é o terceiro dia pós operatório e é como se eu não tivesse nem feito.

    Sexo: 7 a 10 dias
    Academia: 15 Dias
    Andar de moto: 21 dias.

    Usas preservativo e controlar em torno de 20 ejaculações.
    Em seguida fazer o espermograma e verificar a falta dos espermatozoides.
    Após isso é só viver tranquilamente, sem preocupações.

    Abraço a todos.

  26. Ola fiz a vasectomia a mais ou menos 5 meses e estou com um incomodo e dor no testículo direito,fui no médico e ele me disse que poderia ser inflamaçao no testículo e me receitou um anti inflamatório, tomei mas continua o desconforto o que eu faço
  27. eu fiz vasoctomia no mes de setembro 2013, tenho duvidas aínda será que posso ter filho ainda sem planejamento porque eu tenho uma filha de 10 anos com minha es mulher agora sou casado com outra é ternho um menino de 6 meses eu não quero ter mais filhos, me de uma luz se eu possa ficar tranquilo ou não!!!!!!.
  28. alguem ai fez em niteroi rj ou conhece um medico deaqui?
  29. Quanto tempo após o procedimento meu esposo pode andar de moto??
  30. fiz a cirurgia no dia 10/03/2014 senti um pouco de desconforto durante 3 dias mais depois passou o poblema foi que me masturbei apos 3 de ter feito a cirurgia agora estou com medo se algum ha complicaçoes
  31. Eu fiz vasectomia ha 03 anos numa clinica particular tenho 03 filhas por isso que decidi faz a operação ,mais a minha esposa me deu uma noticia que esta atrasada ou seja suspeita de gravidez ela nunca atrazou e as vezes que batata estava gravida. Me ajude por favor
  32. Fiz a vasectomia no dia 24/03/2014, por volta de meio dia. Fui sedado e não senti dor nenhuma. Hoje estou sentindo só um desconforto e estou vendo uma pequena mancha roxa. Meu medo é que ejaculei por causa de um sonho e estou com medo de dar algo errado. Existe esta probabilidade?
    • Rogerio,

      Eu acho que não. Acredito que o problema seria se você tivesse feito algum esforço.

      • No 15º e 16º dia puxei um peso na academia e tive problemas. Uma dor insuportável que praticamente me impossibilitou de andar. Voltei ao médico, tomei injeções e outros remédios e deu um alivio, mas mandou me afastar das atividades físicas por 30 dias. Além disso, tive relações nesses mesmos dias, mas ele reiterou o cuidado a respeito da atividade física. Apesar de muitos falarem sobre a simplicidade da cirurgia, fica a dica do cuidado ao pegar pesos.
  33. Ola Rui ,sou a mary.meu marido fez vasectomia a quase 7 anos,mas não fez o espermograma.e agora estou achando q estou gravida.pois tenho um problema q nunca sei quando ovulo.isso pode ser possivel
  34. fiz vasectomia dia 13 hj fazem 9 dias da cirurgia, estou sentindo um pouco de incômodo no testiculo direito e ele está inchadozer? como se tivesse uma bola em cima e outra em baixo, é normal? o que devo fa
  35. fiz meu procedimento sexta dia 30-05-14, me aconteceu exatamente igual o autor postou… Recomendo, simples , facil, rapido, pratico, e eficaz, sem dor, e um ótimo metodo de planeamento familiar… Abraços
  36. Fiz a cirrurgia ha dois anos e me arrependi muito, primeiro porque hoje quando vou transar me sinto como alguem incompleto, é muito diferente voce não querer ter filho de voce não poder ter filhos, e em segundo porque até hoje sinto dores nos testículos, sexo oral no saco nem pensar, o medico me falou para fazer um ultrasom e que talvez fosse preciso operar de novo, ai eu me indignei quando percebi que era uma pessoa saudável e paguei para me tornar um homem doente
  37. Fiz vasectomia a exatamente 7 dias atras, o que o nosso amigo explicou ai esta tudo correto. Você só sente algum desconforto na hora da picada da nestesia… só isso… o resto todo é de boa!!! Tive azar da luz do consultório ter uma parte de espelho ou vidro… sei lá… só que eu acompanhei tudo… ai…ai… a curiosidade mata né…. eu podia simplesmente olha pro outro lado… a dor psicológica foi maior…kkk..
    Enfim estou me recuperando… a recuperação é tranqui-la mas um pouco desconfortavel… nos dois primeiros dias senti “dores” nas bolas um certo desconforto. è como se vc tivesse com alguém segurando as suas bolas… Hj estou no 7 dia… essa “dor” já diminuiu bastante. Vou voltar no médico daqui a 3 dias para retirada dos pontos… depois envio mais nociticas…
    Parabens ao autor ai.
  38. Walter onde em curitiba fez?

 Leave a Reply

(required)

(required)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>