A verdade sobre a Nota Fiscal Paulista

Eu já falei na Nota Paulista e você também já deve ter ouvido falar dela por aí.
Tenho solicitado as minhas notas e sempre fui apoiador desta ação. Entretanto, muitas dúvidas têm surgido a respeito de como a coisa realmente funciona. Várias suspeitas têm aparecido, pois o registro dos créditos está absurdamente lento. Também tenho recebido várias mensagens pedindo informações.
Por tudo isso, resolvi estudar um pouco melhor o assunto e lhes apresentar os resultados.
Primeiramente, vamos relembrar como a coisa funciona, ou pelo menos, deveria funcionar.
O plano
Basicamente, a idéia da Nota Paulista é devolver ao consumidor 30% do ICMS recolhido pelo estabelecimento comercial. Ela foi criada pelo Governo do Estado de São Paulo dentro do Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal. E vem sendo adotada desde 1o. de outubro de 2007.
O objetivo de tudo isso, é incentivar os consumidores a solicitar as notas e/ou cupons fiscais quando fizerem suas compras. Assim, nos tornamos fiscais do governo. Como recompensa, eles nos prometem devolver parte da arrecadação (os tais 30% do ICMS) em créditos, que podem ser retirados como prêmios, benefícios ou mesmo dinheiro vivo.
A coisa funciona assim:
- Você compra e informa seu CPF/CNPJ ao pedir a nota ou cupom fiscal;
- O vendedor registra o CPF/CNPJ do consumidor ao emitir a nota;
- Após o recolhimento do ICMS pelo estabelecimento, o governo credita parte do imposto proporcional ao valor da compra;
- Os créditos poderão ser usados pelo consumidor dentro do prazo de 5 anos.
Você deve se cadastrar no site da Secretaria da Fazenda do Governo do Estado de São Paulo, onde pode emitir extratos e acompanhar as notas registradas e os créditos lançados na sua conta.
Saiba mais consultando o Manual do Consumidor que ensina a utilizar a NP.
Muito bem, agora que entendemos como a coisa deve funcionar, vamos a mais detalhes.
Reclamação e prazos
O estabelecimento comercial tem prazos para registrar as notas junto a SEFAZ/SP (Secretaria da Fazenda) de SP. Se o consumidor verificar, via Internet, que sua nota não consta nos registros, ele pode reclamar através do próprio site da SEFAZ em formulário próprio. Para isso é necessário estar com os dados da nota fiscal.
Para reclamar uma nota no site da SEFAZ é importante observar os prazos:
- Para aquisições ocorridas de outubro de 2007 a fevereiro de 2008 é 09/05/2008 (Resolução SF n° 21/08);
- Para aquisições ocorridas a partir de março de 2008, o prazo limite para registro da reclamação é o dia 15 do segundo mês subseqüente ao da aquisição (artigo 2° da Resolução SF n° 21/08).
Observe que uma nota deve ser registrada no sistema até poucas semanas depois da compra. Se você consultou seu extrato e a nota não apareceu, sugiro que você faça sua reclamação, pois algo aconteceu.
Quem não terá crédito
- contribuinte do ICMS não enquadrado no SIMPLES Nacional;
- órgão ou entidade da administração pública direta ou indireta da União, Estados e Municípios;
- aquisições não tributadas pelo ICMS;
- operações de fornecimento de energia elétrica, gás canalizado ou de serviços de comunicação;
- na hipótese de o documento emitido pelo fornecedor não ser hábil, não indicar corretamente o adquirente ou ser emitido mediante dolo, fraude ou simulação.
Sobre os créditos
Receber créditos é muito legal. E sendo um percentual sobre o que você gastou melhor ainda, não é? Mas saiba que existe um limite, que é de 7,5% (sete e meio por cento) do valor do documento fiscal. (LEI Nº 12.943, DE 24 DE ABRIL DE 2008)
Se você comprou alguma coisa que não está sujeita à tributação do ICMS, esqueça a Nota Paulista.
Seus créditos expiram em 5 anos. Para utilizar os créditos, você precisa estar cadastrado no site da Nota Fiscal Paulista.
Você pode solicitar que os seus créditos sejam depositados em conta corrente ou poupança, mantida em instituição do Sistema Financeiro Nacional, ou em cartão de crédito emitido no Brasil. Mas isso só será permitido se você tiver um mínimo de 25,00 de crédito.
Você também pode transferir seus créditos para outro consumidor ou utilizá-los para compensar parcial ou total valor do IPVA.
Cálculo dos créditos
O cálculo se dá pela seguinte fórmula:
CA (k, m, f) = 30% x VICMSR (f, m) x VA (k, m, f) / VTS (f, m), onde:
I- VICMSR (f, m) corresponde ao valor do ICMS recolhido pelo estabelecimento fornecedor “f” relativamente ao mês de referência “m”, para fins do cálculo de que trata esta resolução;
II- VA (k, m, f) corresponde ao valor da aquisição efetuada pelo consumidor “k”, de mercadorias, bens ou serviços, do estabelecimento fornecedor “f”, no mês de referência “m”, para fins do cálculo de que trata esta resolução;
III- VTS (f, m) corresponde ao valor total das operações de saída e prestações realizadas pelo estabelecimento fornecedor “f” no mês de referência “m”, para fins do cálculo de que trata esta resolução.
Observe que os seus créditos são calculados proporcionalmente ao valor total das vendas do estabelecimento comercial no mês. Isto reduz a sua fatia do bolo!
Se você quiser saber mais detalhes sobre essa fórmula e seus componentes veja a Resolução SF – 60, de 31-10-2007.
ICMS e geração de créditos, a verdade
Depois de todas essas informações, o que eu tenho para lhe dizer agora vai ser um pouco decepcionante.
Não se iluda achando que sempre vai ter direito a uma devolução de 30% de 18% do valor pago nas compras dos produtos. Nem sempre o ICMS corresponde a essa porcentagem.
Na verdade, o imposto recolhido pelo estabelecimento varejista é bem menor do que o valor total do ICMS que o contribuinte paga sobre as mercadorias compradas.
Por exemplo, em uma compra de 350,00 em um supermercado, o consumidor arca com um ICMS de 47,70 (alíquota média de 12%, considerando a variedade de produtos em um carrinho de supermercado). Se fôssemos considerar 30% desse valor, o consumidor deveria ter um crédito de 14,31. Entretanto, ficará em torno de 2,59. Estudo feito pela ASPR Auditoria e Consultoria, considerando o faturamento e o recolhimento de ICMS real de uma rede de supermercados.
Este e outros exemplos você pode ver aqui.
Pela mesma fonte citada acima, também concluímos que um dos ramos que gera mais créditos com a NP é o de alimentação. Estamos falando de restaurantes, lanchonetes, bares, padarias e etc.
Compras grandes não geram créditos na mesma proporção. Uma compra de um automóvel, por exemplo, pode gerar um retorno de bem menos do que 1% do valor de compra.
Aí você pergunta: “Mas como isso é possível?!!!”
A resposta está na forma como o ICMS é calculado.
Como podemos ver nesta ótima explicação, grande parte do ICMS não é recolhido na operação de venda ao consumidor final, mas sim em etapas anteriores, distribuído em toda a cadeia não só de comercialização como também da fabricação de produtos. Por esse motivo, a devolução de 30% do ICMS recolhido pelo varejista fica bem aquém dos 30% pagos de imposto pelo consumidor final.
Entendeu?!
No caso de veículos e postos de gasolina o problema é pior ainda, porque estão sujeitos a substituição tributária. “Como assim Bial?!”.
Saiba o que é isso clicando aqui.
Isso gera uma discrepância muito grande entre o crédito da NP e o valor dos impostos pagos sobre o produto.
Parece pouco e parece injusto? Pois é mesmo…
A minha conclusão
Está claro que vamos trabalhar como fiscais do Governo de São Paulo em troca de migalhas. Isso é fato.
Por outro lado, acho que fiscalizar também é nosso dever. Mesmo que em menor proporção.
Além do mais, falta neste país uma cultura onde se faz a coisa do jeito certo. Solicitar a nota fiscal é uma coisa certa a se fazer.
E melhor ser assim, ganhando pouco, do que ganhando nada!!! Não acham?
As coisas têm que começar de algum lugar. A Nota Paulista, mesmo sendo injusta, representa um começo.
Só resta saber se o governo vai saber punir devidamente aqueles que não registram as notas solicitadas e reclamadas por nós. Isso eu quero ver!!!
O que você acha? Depois de tudo isso, você ainda acredita na Nota Fiscal Paulista?
Deixe a sua opinião nos comentários.



252 comentários em “A verdade sobre a Nota Fiscal Paulista”
ISSO EQUIVALE DIZER QUE ELES SABEM A MARCA DE SEU CREME DENTAL, DE SEU PAPEL HIGIÊNICO E DO ABSORVENTE ÍNTIMO QUE SUA ESPOSA E FILHA USAM…
SEM CONTAR QUE SE FOR NOTA FISCAL DE MOTEL, PRESENTE PARA A AMANTE OU QUALQUER COISA DO GÊNERO, SEU CASAMENTO FOI PARA O ESPAÇO ASSIM QUE A “PATROA” DER UMA ESPIADINHA EM SEUS “CRÉDITOS”…
Os dados coletados seriam utilizados para troca de informações,e tambem para a venda destes, como já ocorre com a consulta online do SERASA, ONDE PAGAMOS TAXAS PARA INVESTIGAR A VIDA DOS OUTROS ATRAVEZ DO CPF, CNPJ,RG ETC…dessa maneira nossa vida de consumo seria altamente monitorada e geraria informações que até HACKERS, fariam de tudo para coletarem com seus “cavalos de tróia” nos computadores comerciais.
Tenho pedido a NF paulista em todas as minhas compras recentemente, mas o valor dos créditos é realmente desapontador. De qualquer modo, vou continuar a fazê-lo até que os créditos do primeiro semestre se efetivem. Se o valor for muito baixo, o que me parece que ocorrerá, deixarei de pedir a nota. O problema de “monitoramento” de nossa vida pessoal, apontado por outros leitores, me parece real. Basta lembrar que nossa legislação tributária prevê a possibilidade de cooperação entre os agentes tributantes; união, estados e municípios. Logo um possível cruzamento de dados entre o valor das compras e a base de dados do IR, por exemplo, já comprometeria muitas declarações. Como o retorno dos impostos que pagamos é ínfimo, acho que realmente não vale a pena atuar como agente de fiscalização para estes governos. Se os donos dos estabelecimentos deixarem de pagar impostos, ainda que sonegando, e empregarem alguns funcionários a mais por isso, já teremos um ganho social maior do que as migalhas que o governo oferece de volta.
Bem, novamente, obrigado por seu artigo que foi muito esclarecedor.
Infelizmente um trabalho extra a nós contadores…. e um gasto extra para os contribuintes.
Sei da dificuldade e do tempo que se demora para entrar no sistema, uma pena o retorno em forma de crédito ser tão pouco…
abraço a todos e agradeço as informações esclarecedoras
Acredito sim na nota paulista.
Ainda não estão sendo computados meus crédito, mas consigo visualizar a nota. Sempre solicito, pois além de não me custar nada (a não ser a mercadoria que estou comprando), acredito ajudar a fiscalização. Independente de estar ou não recebendo, acho que um deva mesmo cuidar do outro (como diz o ditado: A união faz a força), pois assim os estabelecimentos e agiram de boa fé.
Por outro lado, deveria ser mais claro as informações passadas aos consumidores tanto a porcentagem que não é a realidade.
Fora isso, acredito que a tendência será melhorar com as críticas e sugestões dos próprios consumidores, torço por isso…
Afinal, ninguém (por enquanto) está obrigado a solicitar nf com cpf!!!
Parabéns pela matéria!
A Nota Fiscal Paulista veio para acrescentar, temos que nos acostumar a pedir NF, independente se vamos receber algo em troca ou não, se recebermos, por menor que seja, melhor ainda. Só para informação, nos EUA quem não emite a NF na hora da compra é denunciado e o consumidor não ganha nada em troca, faz o papel de fiscla também sem ganhar nada, aqui, mesmo ganhando ainda reclamam, certo Daniela?
Vamos fazer nossa parte, exigir NF, mesmo se não ganharmos nada, e vamos fiscalizar para saber se o estabelecimento está lançando as notas, para o Brasil melhorar todos tem que fazer sua parte, sem ficar toda hora pensando no que vai ganhar em troca…
Tem um babaca que denunciou 2 cupons da minha empresa (50,00+56,00) que não dá crédito nenhum pois é substituição tributária. Com isso vou ter que pagar 2.976,00 pro governo de SP.
Não pensem que ficam em anônimo, pois a gente recebe todos os dados dos cupons quando recebe a autuação do fiscal.
Estou com nome, cpf, rg, endereço desse babaca.
A cara do estado é fiscalizar…peça nota fiscal paulista, quem sabe daki uns anos entra ouro governador, e para tudo? e ae?
Estamos na era Big brother…
o governo quer saber de tudo!! e de todos!! A china ja faz isso ha mais tempo..
Acredito que cada um seja responsável por si e saiba a melhor maneira de agir, não é sendo egoísta, arrogante, mesquinho e individualista que teremos uma vida melhor.
O empresário nervoso vai fazer o que com as informações que diz possuir? Vai deixar de atender o cliente que reclamou? Azar o dele, o mercado está aí… Vai repassar a multa? Lamentável pessoas assim, supostamente esclarecidas…
Não há dono da verdade absoluta. Cada um sabe de si e não é uma NF com ou sem CPF que vai torná-lo uma pessoa melhor ou pior.
Apóio o exercício da cidadania acima de tudo, parabéns pela matéria e aos comentários, alguns tão absurdos que por si só desqualificam a opinião apresentada.
Que os dignos superem os tolos…
De qualquer maneira, queria mesmo é te parabenizar pela coerência e qualidade do texto..
Um abraço…
Quanto aos que criticam, infelizmente é assim… fazem as críticas sempre… quando você tem a oportunidade de fazer certo, acha uma desculpa… e assim vai o nosso Brasil!!!
Agora pensem e analizem!!!!
Alexandre,
Valeu pelo comentário.
E muito obrigado pela visita.
somos a força a maioria, e ficamos sempre de braços cruzados.
nota fiscal paulista é mais uma comédia.
so me resta sorrir rsrrsrsrsrs….
Em resumo, tu paga 1 e leva 10 nas costas! Quem vantagem Maria leva nisso?!
É miha opinião!
E FAÇA OS ESTABELECIMENTOS AUMENTAR OS PREÇOS POR CAUSA DESSA BRINCADEIRA QUE NÃO PODEMOS CAIR ATENÇÃO!!!!!!!!!!!!!!!
Nota Fiscal Paulista? Cuidado!
Nota Fiscal Paulista? Cuidado!
VEJAM ISTO
>>
>>
>> Quem acha que vai economizar no IPVA do ano seguinte pense bem antes
>> de sair entregando o seu CPF em qualquer despesinha.
>> Lembre-se que os governos são ganansiosos, sempre querem mais dinheiro
>> e impostos.
>>
>> A partir do mês de Dezembro/2007, o Governo do Estado de São Paulo
>> iniciou um programa para incentivar as pessoas a exigirem Nota Fiscal.
>>
>> O negócio funciona mais ou menos assim:
>> Vc está no restaurante, acabou de fazer sua refeição, vai até o caixa
>> pagar a conta. Neste instante, vc menciona que deseja uma Nota Fiscal
>> da sua refeição.
>> Então, o operador solicita seu CPF (sem CPF não funciona) e emite a
>> nota. Vc guarda esta nota e posteriormente (após uns 2 meses) consulta
>> um site da Secretaria da Fazenda. Lá vão constar todas as notas que vc
>> solicitou, bemcomo um *Crédito* a seu favor.
>>
>> Este crédito que o governo concederá a vc será usado para pagar alguma
>> dívida que vc venha a ter com o Governo do Estado de São Paulo.
>>
>> Por exemplo, vc que tem automóvel e poderá ter uma diminuição no IPVA
>> do seu veículo.
>>
>> Que pegadinha, hein!!!
>>
>> Preste muita atenção na jogada do governo.
>>
>> Vc pede Nota Fiscal, o restaurante paga mais ICMS para o governo. Vc
>> acha que os donos de restaurante vão pagar essa conta?
>> Posso pensar? Claro que não! Quem vai pagar essa conta é você.
>>
>> Os donos de restaurante vão repassar todo custo do ICMS no preço das
>> refeições e finalmente é o consumidor que vai pagar tudo.
>>
>> Ah! Mas eu vou ganhar um desconto no meu IPVA! É verdade! Vc ganhará
>> um descontão de R$ 1,00 e pagará R$ 10,00 a mais nas refeições.
>>
>> Que vantagem Maria leva?
>>
>> Além disso, o governo agora estará controlando a sua vida, os seus
>> gastos, pois cada nota que vc pedirá, vc fornecerá o seu CPF, logo o
>> governo terá condições de avaliar quanto foi sua verdadeira renda
>> (independente dela ser formal ou informal).
>>
>> Se vc gastou e pediu Nota Fiscal, é porque vc tinha dinheiro. E se vc
>> tinha dinheiro é porque vc ganhou. E se vc ganhou vc tem que prestar
>> contas ao ‘Leão’. Conseqüentemente, isso acabará gerando mais Imposto
>> de Renda para cada um de nós.
>>
>> Note que essa jogada não é só do nosso governo paulista. É uma
>> iniciativa do Governo Federal juntamente com todos os Estados do
>> Brasil. Tudo está acontecendo sorrateiramente. Sem que ninguém
>> perceba, o governo está assumindo o controle total sobre a vida
>> financeira de cada cidadão.
>>
>> Tenho fé, que ainda possamos perceber e escapar dessa armadilha.
>>
>> Por favor, NÃO peçam Nota Fiscal com CPF. Essa seria uma péssima idéia!
>>
>> Já me considero ‘escravo’ do governo, por trabalhar 4 meses de cada
>> ano para pagar impostos (só me sobram 8 meses para sustentar minha
>> família). Imagine se eu permitir que o governo tenha controle total
>> sobre minha vida. Aí que eu vou ver o que é ser ‘escravo’!
Confie que um dia nós iremos mudar o país…
Abraços
E aos comentários, cabe só críticas ou elogios a NF Paulista.
Só acho desagradável pessoas se insultarem por terem opiniões diferentes.
Não solicito o CPF na nota, mas sempre a peço.
Estou lendo bastante e analisando todas as informações para depois decidir o que fazer… Mas vejo que existe muita gente contra e muita a favor.
Tô vendo que vai demorar…
Entrei pelo google para saber de meus créditos, já que peço a nota desde a implantação do programa, aliás, desde antes, em muitos casos.
Realmente, como bandeira de “devolução de impostos para o cidadão” do governo estadual soa ridículo, chegando a ser até um tapa na cara ou um menosprezo à nossa capacidade de entendimento.
Quanto a isso, podemos e devemos responder nas urnas, embora sempre tenhamos que optar pelo menos pior, que é quase sempre quase tão ruim quanto os outros.
Em termos práticos, penso que essas migalhas servem para abater do IPVA para quem tem carro, além das sempre eventuais multas derivadas da indústria de arrecadação do Estado e dos municípios.
Mas há que se ter cuidado com a questão da renda declarada no IR, se esta é compatível com a natureza dos gastos verificáveis via cruzamento de dados do sistema da nota fiscal paulista. Isto pode ser um risco ao contribuinte.
De uma forma geral, ficamos na mesma: quando estou com pressa não peço a NF paulista, para valores menores ( se não haja lugar pra guardar tanto papelzinho). Para valores maiores, peço, como sempre pedi antes, já que quem paga o ICMS mesmo é o consumidor final, portanto, tem o direito de exigir…
E nos aceitar esta mixaria pra fazer um trabalho não e o nosso.
Queremos e salarios digno, mais respeito por parte deste governo do PSDB, e devemos saber votar pra não cairmos mais nestas armadilhas de governo aproveitador.
Por que o governo do PSDB não deixa as CPI do Estado de São Paulo serem abertas?
Por que será?
E as mortes do metro quem vai pagar?
Por que a concessão do metro da linha amarela e de 30 anos? E sem licitação.
Porque o governo do PSDB São Paulo, só Decreta? Sera por que a assembleia legislativa não tem autonomia?
Os deputados são reféns do governo do Estado?
A sigla do PSDB Deveria ser assim PSDVP, ou seja Partido da Sacanagem e Desvios de Verbas Publicas.
Aguia Fulminante,
Senti um certo tom de revolta. OK, é época de campanha e você já fez a sua!
TENHO MINHAS DÚVIAS QUE ISSO SEJA VERDADEIRO! GOSTEI MUITO DA SUA EXPOSIÇÃO, REVELA QUE NA PRÁTICA ISSO NÃO VAI BENEFICIAR A NINGUÉM, É MAIS UMA FALSA DO GOVERNO DE SÃO PAULO, E PRINCIPALMENTE TEM CARÁTER DE MAIS ARRECADAÇÃO, O ESTADO NÃO TAXAM AS NOTAS NAS CONTAS, RECEBEM AS RECLAMAÇÕES E COGITA-SE PARA UMA MM,OTIVAÇÃO DE FISCALIZAÇÃO COMPROVADA PELA DENÚNCIA, COMO SEMPRE FAZEM ESPORADICAMENTE NUNCAM FICAM SEM ARRECADAÇÃO, OS BOBINHOS ACHAM QUE VÃO TER DESCONTOS, ENTRAM NESSA FRIA.
OUTRA COISA É O CRUZAMENTO DAS INFORMAÇÕES.
GRATO
Como todas as pessoas q tem um negócio próprio legalizado sabem, é impossível manter as portas abertas pagando corretamente todos os impostos q a lei prevê, pois geralmente os impostos dão um valor maior do q seu faturamento real. Com a nota fiscal paulista e a ” conscientização” de que todo mundo de q se tornar um fiscal do governo, fui obrigado a aumentar o preço dos produtos q vendo (aumentando assim ainda mais a diferença de preço pra quem tarabalha vendendo na informalidade), acarretando consequentemente numa diminuição no volume de vendas, diminuição de lucros, e infelizmente na diminuição do quadro de empregados. Reflitam agora se vale a pena a N.F. Paulista… o governo cobra uma taxa abusiva de impostos, pq já prevê q uma parte é sonegada, e agora dá um jeito pra q se tenha q pagar tudo, e não abaixa nem um centavo os impostos!! Não reduz em um centavo essa “taxa extra” cobrada na absurda taxa de impostos, mesmo sabendo q agora vão receber todos os impostos possíveis. A troca q foi feita na prática pra mim, foi q ao invés de pagar um funcionário com carteira assinada e tudo, fui obrigado a demitir e pagar esse “salário” pro governo por conta do aumento de impostos, afinal , eles precisam mesmo né? Tem q arrecadar muito pra manter deputado, vereador, secretários e mais oq essa turma ganha por fora. É isso aí, parabéns ao governo e a todos os “novos fiscais” trabalhando para o governo!
Ocorreu comigo certa vez de um estabelecimento se recusar a me fornecer a Nota ou o cupom fiscal, reclamei no Procon da cidade, esse me disse que tenho que reclamar na Secretaria da Fazenda e me passou um número de São Paulo. Tentei reclamar no site da Fazenda, mas a resposta que tive é que teria de ligar para São Paulo. Olha que absurdo, além do estabelecimento não me fornecer a Nota Fiscal, eu tenho que arcar com uma ligação interurbano para São Paulo para fazer uma reclamação de um direito meu. Acabei não ligando mas estou indignada até hoje com esse descaso.
Se fosse assim, estaríamos morando em um país de primeiro mundo, pois a arrecadação bate recordes a cada mês… Bem, é verdade, a nação crescerá mesmo – aumentarão as vagas para aquela turma que trabalha de terça à quinta e entra em recesso por qualquer motivo, (com você pagando os altíssimos salários) e aumentarão os preços no comércio para o consumidor comum (os que criaram a NF Paulista não serão afetados por isso).
Totalmente mascarada essa idéia da Nota Fiscal Paulista!! NÃO PEÇA A SUA!!!
Na verdade deveriamos ser fiscais sem ganhar nada, somente dessa forma estariamos praticando verdadeiramente a nossa cidadania.
Mas já é um começo para conscientizar-nos, que um País evolui guando se divide a comida de seu prato.
“Toda vez que voce joga a comida do seu prato, está contribuindo com a fome do País”
Eles querem dar incentivo para os consumidores em troca de nossa vida pessoal.
Suponhamos que se receba R$ 500,00 de créditos com um salário de R$ 415,00 como isso é possível?
Más mesmo as pessoas que pedem a nota fiscal paulista existem casos que na hora de conferir seus creditos é uma dificuldade…….
Na Secretaria da Fazenda consta que eu tenho direito a um crédito de R$61,24; Não é muito, mas é meu. O problema é que desde o dia 05 à noite eu tento transferí-lo para minha conta corrente sem sucesso, aparece uma mensagem de erro. Já fiz contato pelo telefone 0800-170110 duas vezes e eles me informam que o número de acessos é muito grande, por isso o sistema cai. Mas agora são 5h15min da madrugada, estou desde as 04 tentando sem sucesso. Enviei uma reclamação por escrito, via e-mail, na segunda de manhã, que até agora não foi respondida. Como eu disse: pois é…
Ou são muito desorganizados, ou é mais uma cascata governamental para ludibriar o contribuinte.
Não pensem que as empresas não são fiscalizadas pois são, nós mesmo levamos multa de 150mil pois não sabiamos no começo como deveriamos enviar, alias, o site da secretaria esta sempre em mudanças e não somos informados de tal mudanças, sendo assim, apanhamos para se adequar, atrasamos o envio e autuação no troxa!!
A infra deles não está preparada para tal ação, mesmo assim, eles nos ferram.
Assim poderiamos ter a noção real dos encargos pagos pelos consumidores.
Valdecir,
Talvez você tenha que verificar o que consta na sua declaração de Imposto de Renda.
Você tem que ir até um posto fiscal (devem existir uns 6 na cidade de SP) que eles liberam na hora (tem um cara que fica só para isso). Fui num posto do Ipiranga, próximo à av. Nazaré. Eu também tentei todos os ceps possíveis e não tinha conseguido.
Eles pedem para preencher um formulario e enviar para receita.
Alguém teria um telefone que possa me ajudar a cadastrar a minha senha?
Se o comerciante resolve aumentar o preço de seu produto por ter que emitir a NFP, significa simplesmente que até então não pagava, e vc deve, imediatamente parade consumir no referido estabelecimento, que na minha opinião, não passa credibilidade com essa atitude.
Culpar os governantes que roubam, é igualmente absurdo. Na verdade, isso deve ser levado em consideração na hora do seu voto. A maioria que reclama do governo, vota branco, nulo, no joão da esquina….A NF, independente de trazer resultado financeiro a quem a pede, obriga quem já atribui os altos preços aos impostos a realmente pagá-los.
E desta maneira fica muito fácil calcular os valores a restituir(Nota Fiscal Paulista)…
de açõespositivas e corretas é válido.Quando me cadastrei não tive a ilusão de um retorno muito grande, logo percebi que seriam valores pequenos, visto serem percentuais de percentuais, e de um imposto cumulativo. Mas tive o ímpeto de me cadastrar para fazer com que a outras pessoas/empresas, que tem suas obrigações, as cumpram como eu. Não é justo que os meus impostos sejam todos descontados no meu contra-cheque, eu já recebo meu salário com as deduções, ou sejam cobrados no caixa dos estabelecimentosimbutidos no preço das mercadorias, e os demais responsáveis fiquem livres para sonegar.Vou além: todos os administradores municipais deveriam providenciar um programa como este voltado ao ISS, bem como incentivar o programa estadual, pois os municípios também recebem a participação do ICMS.
A força do crime e da corrupção é tão grande nesse País que a única esperança seria criar uma instituição com armas e equipamentos de guerra para combater esse mal que se enraíza por todos os níveis de nossa sociedade! Agora, voltando ao tema principal, sempre exijo a NF Paulista e me surpreendi quando recebi o retorno de minha primeira reclamação… (pasmem), o dono do estabelecimento comercial me ligou, me xingando e dizendo que vou me arrepender de tê-lo denunciado a Sefaz… Isso é o Brasil em que vivemos?
Abraço a todos… disponibilizo meu e-mail aos amigos que quizerem compartilhar de minha indignação!
crobmart@yahoo.com.br
Isso pra não falar da maldita Lei do Gérson. O comentário mais emblemático dessa corja parasita é o do sujeito que disse que não pede a NFP porque não quer que o governo descubra a sua sonegação, nem que sua esposa descubra as notas de motel de quando ele sai com a amante.
Não é à toa que o Brasil é o país da pizza. A baixaria começa na própria população, que acha que só “os outros” é que devem respeitar a lei. Aposto que essa gente só foi contra o mensalão porque não recebeu uma parcelinha.
Enquanto o povo brasileiro não tiver a cultura de fazer o que é correto, o país continuará a patinar sem sair do lugar.
Pra ser honesto, com um povinho desse, às vezes é muito difícil ser patriota…
Enquanto a maioria das pessoas aceitar esta situação tenha certeza de que muito pouco ira mudar no nosso país.
Referente ao comerciante, tem mesmo é que denunciar porque alguma coisa este sujeito esta a fazer de errado..
reclamei um cupom fiscal mas até agora nada fiz a compra no dia03/09/2008 e reclamei no dia 17/10/2008 e até agora nada o que devo fazer
Olha só, desde o começo peço a nota fiscal paulista, recentemente solicitei os meus créditos em dinheiro, confesso não acreditando muito em recebê-los, mas qual foi a minha surpresa que após quatro dias úteis o valor estava creditado na minha conta corrente.
De fato o valor por muitas vezes é irrisório, no meu caso como almoço e faço lanches na rua cotidianamente tenho levado uma certa vantagem no que diz respeito a porcentagem, explicado muito bem na matéria.
Bom, penso que devemos continuar exigindo a nota fiscal paulista, já que os comerciantes quase sempre se negam a oferecer, se governo quer controlar ou não nós cidadãos só deve valer pra quem deve ao fisco e esse não é o meu caso.
Um abraço.
tereza correa,
Deve haver alguma confusão. Aonde você viu toda essa burocracia?
Você se cadastra e define a senha no próprio site.
A verdade é que o sistema tributário no Brasil é um dos mais injusto do planeta aonde o consumidor paga além de 35% de impostos fora o chamado efeito cascata na qual um imposto é cobrado mais de 2x de diversos produtos…
Ex: Toda vez que um consumidor compra um carro o governo fica com mais ou menos 36% do valor do veículo isso se eu não estiver errado…e valor não ser bem maior.
CHEGA!!!
Nós podemos mudar se formos unidos, acredite!
Creio que não. Aumentar a receita do governo (do dinheiro publico, nosso dinheiro) pode ser muito bom sim.
Se vc acha que o Governo não presta então nós é que não prestamos.
Eles estão lá porque nós votamos neles.
Se não estão contentes vamos votar conscientemente.
Com orçamento maior podemos esperar (e cobrar) mais do governo.
Problemas dos estabelecimentos que não repassam os ICMSs que deveriam.
Neste ponto, a concorrência vai manter quem administra melhor seus estabelecimentos.
Falar que o governo vai controlar meus gastos com isso e, consequentemente, me cobrar pelos gastos que fiz utilizando meu CPF?
Ora, vamos analisar isso a fundo.
Ninguém falou que minha namorada não pode usar o meu CPF numa compra (já que ela não tem um veículo em seu nome para receber o desconto).
Ou meu irmão, mãe, filho, parentes em geral.
Eu dei meu CPF para todos da minha família.
Se um dia eu tiver que prestar conta disso vou falar que todos meus parentes se utilizaram do meu CPF cadastrado.
E tem outra, criar um programa de incentivos para ferrar os usuários?
Só um retardado mesmo faria isso.
Se fizerem isso, podem jogar o programa da Nota Fiscal Paulista no lixo.
Ninguém, nunca mais, vai pedir nota nenhuma novamente.
E o Governo vai lucrar com isso?
Eu vou continuar pedindo sim…
Se um dia eu me arrepender postarei aqui novamente.
Sr. Cleite Gobetti
Isac Piau- Cidadão Paulistano
Nao custa nada informar o nº do seu CPF. Se o governo quiser saber o quanto eu gasto por mes em cachaças, por ex, problema dele, isso nao afetará a mim e qualquer outro em nada.
Nao podemos somente exercer nossos direitos almejando o lucro, pois assim, ja estaremos nos associando aos politicos de má indole que entram na politica somente pleiteando o beneficio próprio ao bem estar comum.
José Ricci,
Acredito que problemas tenham ocorrido, mas lhe asseguro que o meu depósito foi feito e de várias outras pessoas que conheço também.
Dê um voto de confiança ao sistema. Além do que, se foi solicitado no dia 10, ainda está dentro do prazo dos 15 dias úteis.
Vmos aprender a cobrar e fiscalizar aquilo que já temos direto que é o uso dos impostos na saúde, educação estradas etc..antes de entrar nestas roubadas (literalmente).
Tenho saudades do album de figurinhas do paulistinha, pelo menos as crianças ganhavam alguma coisa, quando completavam o album Rsrsrsr!!
Não acredito que seja essa a intenção, monitorar gastos de pessoas físicas. A idéia da NFP é ser um projeto de estímulo à cidadania fiscal em São Paulo. O cidadão ajuda a fiscalizar o recolhimento do ICMS, sonegado por grande parte das pessoas jurídicas, e, em contrapartida, recebe parte do tributo arrecadado e concorre a prêmios por sorteio. Outro objetivo seria auxiliar no combate à pirataria de produtos. A nota fiscal é um direito do consumidor e uma obrigação do vendedor; portanto, sempre peço a minha. Ainda que haja fundamento na paranóia do monitoramento, não tenho mesmo nada a esconder, meus gastos são compatíveis com meus ganhos declarados.
E o sistema funciona muito bem, sim, estão lá todas as minhas notas, até de compras pela Internet. Quem reclama que não estão, é porque o estabelecimento não enviou. Note-se que há um prazo para tanto, de acordo com o CNPJ, que pode chegar a, no máximo, uns 50 dias. Se não aparecerem depois disso, cabe um questionamento ao estabelecimento e, caso não haja a regularização, uma denúncia à Secretaria da Fazenda.
Agora, estão criticando o prazo para deduzir do IPVA 2009, que termina no próximo dia 31. Qual é o problema? Até então, vivia-se sem isso. De qualquer forma, eles poderiam pedir que o valor fosse creditado em conta corrente e guardá-lo para pagar o IPVA. Nos meses de abril e outubro, são gerados os créditos relativos às compras do semestre anterior, que ficam disponíveis por 5 anos. Eu já pedi o valor relativo às compras do primeiro semestre e veio bem rapidinho.
Além disso, reclamam do percentual, reclamam que compras feitas em empresas que recolhem através do Simples repassam valores menores (é óbvio, elas recolhem menos). Ou ainda querem que o governo recolha menos imposto da empresa e devolva tudo e mais um pouco para o consumidor? É só ler no site, na legislação e nas Perguntas Freqüentes, que está tudo lá. Obviamente, não dá para tratar cada situação tributária no pequeno espaço da propaganda do programa.
Eu iria aderir à campanha mesmo que não houvesse retorno financeiro. Cabe ao cidadão fiscalizar e denunciar o descumprimento das leis e normas, tanto por parte do governo, quanto por parte das pessoas físicas e jurídicas. Os brasileiros não estão habituados a exercer seu direito e dever de fiscalização. Muito pelo contrário, são solidários com infratores, como quando os motoristas avisam aos outros, que vêm em alta velocidade, sobre a existência de radar na estrada. Ou, para não serem antipáticos, aceitam receber panfletos na rua, jogando o papel pela janela na próxima esquina. Falta cidadania. Se a carga tributária é alta, se as leis são inadequadas, aí já é outra história, há que se lutar pelos meios legais e através dos representantes escolhidos pelo voto. Mas, enquanto as mudanças não ocorrem, as leis devem ser cumpridas. Afinal, se ninguém pagasse impostos, como o Estado ficaria? E qual seria o limite aceitável para não se obedecer às leis? Poder aquisitivo, influência, belos olhos, qualquer coisa pode justificar um direto que vai além daqueles dos demais cidadãos para cometer as “pequenas” infrações.
Afe, isso me enche.
Não pego mais a nota paulista e espero que soneguem bastante, pois um governo com tantos impostos e tanta robalheira qual motivo que tenho para pagar impostos?
Para arrecadarem mais ou roubarem mais?
Olá Christina,
Excelente texto. Parabéns e obrigado!
1) cidadãos a favor de uma maior fiscalização, em ref. aos sonegadores que têm a sua justificativa como por ex: um governo que arrecada um verdadeira fortuna e gasta muito mal com os seus cidadãos.
2) cidadãos a favor de uma sonegação mais para o lado da lei de Gerson “Eu quero levar vantagem em tudo certo”..
Bom enquanto houver esta divisão, não só o governo irá gastar mal o nosso dinheiro como os verdadeiros sonegadores da lei de Gerson vão reinar e dar boas garganhadas dos cidadãos de bem…lembre – se “Você é que faz a diferença..”
Estive conversando com os meus amigos sobre a Nota Fiscal Paulista e recebi um comentário que daqui à algum tempo, as declarações de imposto de renda já virão prontas somente para sua verificação, devido à todas as suas operações fiscais estarem cadastradas no programa.
Alguém poderia me ajudar com esta dúvida?
Obrigado,
Vamos passar de vítimas a pessoas que pensam, vamos agir dando idéias, pq só assim as coisa mudam, reclamar e criticar não vai mudar em nada!!!
VAMOS SUGERIR MELHORAS!!!
Olá Julio,
Parece que isso realmente vai ocorrer, mas não tem nada a ver com a Nota Fiscal Paulista.
Além disso, os dados que já virão preenchidos são aqueles fornecidos pelas próprias fontes pagadoras, por exemplo.
Caro Gustavo,
Você tem o direito de achar ridículo, mas antes de concluir alguma coisa, precisa acompanhar melhor o que eu escrevo. Primeiramente, eu sou defensor da NFP. Mas nem por isso vou achar que vou ganhar muita coisa em troca. Realmente são migalhas perto do que o governo arrecada em impostos. Não tem como você negar isso!
Agora, quando falo em “trabalho”, me refiro ao fato de agirmos como fiscais do governo. É o que acontece e não vejo problema nenhum nisso. Entendeu?
Detalhe: Consegui acumular e receber um pouco mais do que 86,00.
Mas não desanime! Continue pedindo as suas NFP…
COMO PODE ? QUER DIZER QUE TODO MUNDO TEM QUE IR ATÉ POSTO FISCAL DA RECEITA?
Jorge L. Caruso,
Em geral não, tudo é feito no site mesmo. Mas parece que em alguns casos especiais é necessário sim. Você não é o primeiro a comentar sobre isso.
fiquei sabendo seguinte..
qdo vce faz uma compra no supermercado e nao exige a NP..a Compra e o valor fica perdido..no sistemada loja…perdido nao…fica la ..bom..e essa compra pode ser colocada para qualquer numero de CPF..é só editar o log gerado pela impressora.Isso ao meu ver ta muito facil de ser burlado…e tem muita gente ganhando dinheiro com isso…o que poderia ser feito para o bem proprio com o uso de laranjas..
Falo isso por que muita gente nao pede a Np na hora da compra.
Rui…muito obrigado pela matéria…tirei as dúvidas que eu tinha por ela, e vou continuar solicitando a nota paulista!!!
Você faz a diferença?
Assim como há pessoas pobres e pessoas ricas, há países pobres e países ricos. Nem sempre os mais antigos são os mais prósperos, como se nota no exemplo da Índia e do Egito. Ao contrário, Austrália e Nova Zelândia, que há pouco mais de 150 anos eram quase desconhecidos, hoje são desenvolvidos e fortes.
A diferença também não está nos recursos naturais de que uma nação dispõe. O Japão tem um território muito pequeno, montanhoso, ruim para a agricultura e para a criação de gado. Porém, é a segunda potência econômica mundial – uma imensa fábrica flutuante que recebe matérias-primas de todo o mundo, para transformá-las e exportá-las.
A Suíça não tem cacau, mas tem o melhor chocolate do mundo; em seus poucos quilômetros quadrados, cria ovelhas e consegue obter os produtos lácteos de melhor qualidade de toda a Europa.
O que então faz a diferença? A ATITUDE
Das pessoas faz a diferença.
Ao estudar a conduta das pessoas nos
Países ricos descobre-se que a maior parte
Da população cumpre as seguintes regras:
Um: a moral como princípio básico
Dois: a ordem e a limpeza
Três: a integridade
Quatro: a pontualidade
Cinco: a responsabilidade
Seis: o desejo de superação
Sete: o respeito às leis e aos regulamentos
Oito: o respeito pelo direito dos demais
Nove: amor ao trabalho
Dez: esforço pela economia e investimento
Necessitamos de mais leis? Não seria
Suficiente cumprir e cobrar o cumprimento
Dessas dez regras simples?
Se esperarmos que o governo solucione os nossos
Problemas ficaremos toda a vida.
Esperando…….
-não encontro no site meio de me comunicar diretamente com a receita;
-faço reclamaçao das notas nao emitidas, e muitas nao obtenho resposta,nem da receita e nem do estabelecimento;
-pq tanta demora por parte da receita em calcular os valores q serao repassados p/ o consumidor?
Agradeço se alguem puder me ajudar.
Eu sempre pedi nota fiscal, e agora com a nota paulista, continuo pedindo… e digo mais, pedi pros meus familiares informarem o meu cpf em todas as minhas compras. Não tenho medo de cruzamento de informações e bla bla bla, ou alguém aqui conhece alguém que ‘rodou’ por causa disto? Ou qual o interesse do governo em saber a marca do absorvente da esposa? Que hilário! kkk
Mas o que eu queria saber dos comerciantes que são contra fornecimento da nota paulista é o seguinte… Se eu comprar sem nota vou ter o desconto de 18% do imposto?
kkk, sai mais no lucro pedir nfp mesmo e receber as ‘míseras’ migalhas… afinal, quem não deve, não teme.
um abraço.
e nunca bate a minha senha.Chego a desistir……
Olá Jean,
Na minha opinião devemos pedir as notas sempre. Eu tenho feito isso.
Não tem nenhum custo extra para nós consumidores.
Adoram copiar usos e costumes de países afora…o pior é que copiam os piores costumes.
Os melhores exemplos são deixados de fora.
Desde 11/11/2008 tenho tentado registrar, sem sucesso, reclamações de notas ficais, mas não consigo passar da segunda página, onde é informado o CNPJ.
Eu utilizo o navegador Firefox, tanto no MS Windows XP como no Ubuntu Linux.
Já escrevi três e-mails para o suporte e só obtive duas respostas automáticas informando que os mesmos estavam sendo encaminhados para o departamento resposável.
Alguém já passou por isso?
Desde já agradeço.
Hoje infezmente estou também com certa incerteza.Justamente no Brasil aonde o fisco trabalha com efeciência de país de primeiro mundo, más na hora desses recursos voltarem para os consumidores na forma de beneficíos aí meu amigo a coisa é outra;
___ Uma educação de 5º mundo, segurança de 6º e etc, etc.
Nos contribuintes, devemos exigir mais os nossos direitos e fiscalizar mais para que assim possamos deixar para os nossos filhos um país melhor e mais justo.
Sou contabilista e sou eu quem registra as NFP’s de meus clientes. Apenas uma observação sobre a nossa fiscalização. Independentemente do CPF ser ou não informado as notas ou cupons fiscais DEVEM ser registradas. Só somos fiscais quando pedimos para colocar o CPF, e a empresa ou não coloca ou não registra, ai cabe a nós fazer a denúncia ou não, se não for feita eles não saberam. Além de outras formas de sonegação que as empresas fazem!!
Tiago Nunes.
O governo me fez de palhaço!!! Perdi meu tempo pedindo essa porra pra receber esse valor ridículo. Pau no cú de quem inventou essa porcaria.
Discordo quando você diz:
“Uma coisa é fato, se todos os estabelecimentos pagarem impostos a carga tributária vai aumentar e isto exige que o governo abaixe as alíquotas, porque o argumento de que as alíquotas são altas pela sonegação não existirá mais. Mas, se estes que se dizem fiscais não cobrarem isto do governo após o aumento da carga, estarão contribuindo para a elevação de preços e custo de vida.”
Ao compor o preço de venda dos produtos, o comerciante já inclui o valor do imposto a ser recolhido, ou seja, quem paga o imposto não é o comerciante e sim o consumidor, a única coisa que o comerciante tem a fazer é recolher o imposto pago no ato da compra ou ganhar mais, sonegando o pagamento do mesmo.
Forte abraço,
Marcos
Acho que você tanto quanto eu acreditava em Papai Noel.
Vela abaixo o e-mail que mandei para a Secretaria da Fazenda, passando toda a minha indiganção referente ao sorteio (apenas o sorteio).
E-mail que encaminhei a Secretaria da Fazenda. Leiam com atenção.
Gostaria de transmitir a minha indignação e dúvida a todos os contribuintes que hoje solicitam a nota fiscal paulista. Talvez os senhores tenham acompanhado a divulgação do sorteio dos prêmios no dia 15/12/2008, da mesma forma que acompanhei.
Para isso necessito voltar um pouco no tempo.
1- Realizei a minha participação na NFP no 1º semestre de 2008 e obtive os créditos em conta corrente no valor de R$ 166,84 (total de R$ 11.456,00 em notas fiscais). Recebi os créditos perfeitamente na minha conta corrente.OK
2- Depois soube que a Secretaria da Fazenda realizaria sorteios em dinheiro aos participantes da NFP com o 1º sorteio em Dezembro/2008 (referente as notas obtidas do 1º semestre de 2008). Também tudo OK e pelas minhas contas receberia pela Secretaria da Fazenda algo em torno de 114 bilhetes para concorrer a este 1º sorteio. Recebi 106 bilhetes . OK.
3- Acompanhei também todo o cronograma do sorteio e “modus operandi” de como seria realizado o sorteio. OK
É neste instante que as informações passadas pela Secretaria da Fazenda começam a ficar estranhas.
A Secretaria através do site colocou o seguinte cronograma:
1- Dia 04/12/2008 – Disponibilização dos bilhetes ao contribuinte
Acessei no dia 04/12 e os meus bilhetes não estavam disponíveis. Fiz 02 reclamações (com os devidos protocolos).
2- Foi também divulgado que o sorteio do dia 05/12/2008 da loteria paulista é que serviria de base para o sorteio dos bilhetes.
Neste instante é que começa a ficar estranho, pois a disponibilização dos meus bilhetes aconteceu exatamente no dia 05/12/2008, ou seja; mesmo dia do sorteio.
3- A raiz dos números para o sorteio (neste caso o do dia 05/12/2008), foram as quatro últimas unidades dos quatro primeiros prêmios. Esta raiz de 16 números é que geraria os bilhetes premiados e que foram divulgados no dia 15/12/2008. Tudo elaborado pelo IPT.
Raiz : 5471 6350 9191 3094 ( não estão presentes os números 2 e 8).
Verifiquei pela minha santa ignorância que dos meus 106 bilhetes recebidos, 90 deles tinham o número 2 e 8, tirando assim a minha probabilidade de receber prêmios maiores, e ficando com 16 bilhetes para concorrer no sorteio.
4- Também ainda na minha santa ignorância fui sorteado em quatro bilhetes de R$10,00 cada e um bilhete de R$20,00. Todos eles constando o número 2 (que não estava na raiz do sorteio) e o número 8 (que também não estava na raiz). Não entendi como os meus bilhetes foram sorteados e na raiz não constavam os números 2 e 8 ?. Estranho, no mínimo muito estranho.
Em resumo: A maior probabilidade que eu tinha para concorrer era exatamente neste sorteio (com 106 bilhetes). Fiquei realmente em dúvida quanto a transparência do sorteio, mais no tocante ao item 1 e 2 que mencionei acima.
Inclusive esta probabilidade foi mencionada no jornal Agora pelo matemático Dutra Sobrinho (Algo em torno Ex : 10 bilhetes = probabilidade de ser sorteado seria de mais de 22%). Eu então com 106 bilhetes não tinha nem o que dizer, mas não para prêmios de R$ 10,00.
Outro aspecto que discutem muito é o fato de o governo saber não só quanto estamos comprando, mas também o que estamos comprando. Isso realmente soa bastante assustador e os usos que poderiam tirar dessa informação seriam diversos. Contudo, não podemos viver achando que o governo vai vender informações para logistas traçarem hábitos de consumo, ou que hackers vão roubar a informação e descobrir nossas vidas, ou que as mulheres vão descobrir o dinheiro gasto no motel com as prostitutas ou amantes, enfim. Novamente, quem não deve não teme, e quem está a fim de viver na paranóia boa sorte: lembre-se que você já é vigiado e está propenso a todo o tipo de coisas 24 horas por dia, nem por isso torna sua vida um inferno.
E para os que dizem que isso vai aumentar o preço do produto final para nós consumidores repense o que disse e observe que a criação do programa Nota Fiscal Paulista não aumentou a tributação do ICMS para os estabelecimentos, apenas pegou parte do que já era arrecadado e resolveu repassar.
Finalizando, pessoalmente creio que o que mais me irrita no programa é a incoerência entre quantidade gasta pelo consumidor x retorno para o consumidor.
Já fiz compras de R$ 400,00 que receberam R$ 0,02 em créditos e já fiz compras de R$ 99,99 pelas quais recebi R$ 7,75 de crédito. Como há disseram ai em cima, o bom mesmo é se focar nos segmentos comerciais que mais pagam ICMS e torcer para comprar na loja certa. Eu tenho tido boas experiências com o setor alimentício e as lojas de roupas e tecidos. Seja como for, em qualquer tipo de estabelecimento, semrpe exija nota fiscal. Isso auxilia o estado, auxilia o país, auxilia você caso precise reclamar do produto ou serviço, realizar uma troca, declarar imposto de renda, enfim. Os centavinhos a mais são só um mero anexo, isso se você não for paranóico. Abraços.
Em primeiro lugar: o imposto já está incluso no preço que pagamos, com ou sem nota! A diferençca é que quando pedimos a NF o vendedor “TEM QUE RECOLHER” o respectivo imposto.
Em segundo lugar: essa história de que os comerciantes vão repassar alguma coisa para o consumidor é papo de “SONEGADOR”, que estava acostumado a embolsar o imposto que nós idiotas pagamos a ele, sem a obrigação de recolhimento, já que não havia emissão da nota fiscal!!!!!
Por exemplo, eu me cadastrei hoje dia 08/01/2009 e suponhamos que fui ao mercado dia 12/12/2008 fazendo uma compra de R$ 100,00. A moça perguntou se eu queria nf paulista, eu disse que não.
1- conforme o exemplo acima:
(a) Supondo que me arrependi e quero voltar no mercado e pedir a nf paulista. Será que ainda da tempo?
(b) Supondo os 100,00 que comprei no mercado, qual o valor verdadeiro que devo ter de créditos quando eu consultar no site da NF paulista? Como faço o calculo até mesmo para prever quando vou ter de créditos?
Só tenho um probleminha,que é o mesmo do Marcos, não consigo cadastrar as reclamações das notas fiscais não lançadas não entra de maneira nenhuma.
Receber créditos é muito legal. E sendo um percentual sobre o que você gastou melhor ainda, não é? Mas saiba que existe um limite, que é de 7,5% (sete e meio por cento) do valor do documento fiscal. (LEI Nº 12.943, DE 24 DE ABRIL DE 2008)
o que isso significa?
também, o que significa valor definitivo, vai ser liberado???
Olá Paulo,
7,5% do valor de cada nota é o máximo que você pode receber. Valor definitivo será liberado sim.
Tenho um comercio e fui denunciada por um cliente, não tiro a razão dele em me denunciar más, quero ter o direito de me defender pois estou arriscada a pagar uma multa exorbitante porque deixei de repassar a Nota Fiscal a Secretaria, só que não soneguei a via dele está com ele… o problema é que aproveitei o tempo fraco de venda no meu comércio para poder mudar o sistema de caixa no estabelecimento e isto demorou mais tempo que o previsto e neste meio tempo… zás … fui denunciada. Por favor me ajudem o que posso fazer não tenho condições de pagar esta multa e tambem já fiz o lançamento da nota do cliente.
Para que o valor do ICMS seja lançado em seu CPF, a empresa tem que recolher o ICMS, porem, tem aquelas empresas que sao OPTANTES PELO SIMPLES NACIONAL.
O que isso significa? A empresa nao recolhe ICMS, e é uma grande maioria de comercios, industrias, etc…que sao optantes! Isso pelo fato de pagar menos impostos!
Pois claramente…o governo não sairia dando dinheiro para o povo nao é meus caros!!!
E o único que tirou a minha dúvida em relação ao prazo que os estabelecimentos tem p/ lançar a NF…
Com certeza, o retorno é baixo, mas como você mesmo disse, melhor que nada !!!
Gostaria que as pessoas se unissem p/ protestar contra os impostos deste país !!! Como por exemplo, o IPVA:
Por que pagamos mais este Imposto (que teoricamente deveria ser p/ conservar as vias públicas, como ruas e estradas)Pagamos 2x o mesmo imposto quando utilizamos estradas com praças de Pedágio!!! É ridículo…Cancelamento já !!!
Parabéns pelo ótimo texto !!!
Um abraço !
Gostaria de saber se pode fornecer alguma ideia, de como resolver alguns problemas sobre a nota f.paulista.
Reclamei as notas não registradas, no prazo fornecido, várias continuaram sem o lançamento, reclamei na ouvidoria, me encaminharam para o PROCON, e lá recebi informação da Sta. Atsumi Kanashiro de que só dariam prosseguimento, nas reclamações que “estivessem pendentes de ação”.
WALTER S NASCIMENTO,
Infelizmente acho que só com eles mesmo!
Liguei para meu contador, para saber a respeito do Imposto de Renda, a minha dúvida era: Se eu pedir o meu CPF na nota em todas as comprinhas que fizer, supostamente o governo me cobrará uma declaração de Imposto de Renda referente à isso.
Mas a resposta que ele me deu foi positiva. Disse para mim que muitas pessoas tem essa dúvida, mas que ele se informou com a Receita Federal e eles disseram que não tem nada haver.
Nós como consumidores poderemos pedir a NFP com nosso CPF sem receios.
Espero ter ajudado.
Tchau
Mas deixo claro que concordo com e defendo o programa pelo simples fato de termos que perceber que é direito nosso pedir a nota fiscal, não é nenhum favor que estamos fazendo ou recebendo.
Não emitir nota fiscal (que me desculpe o Leandro) é lesar o consumidor, duas vezes: uma proque o valor do imposto já está embutido no produto, duas porque esse imposto não chega aos cofres públicos e não é direcionado para onde deveria. Se as pessoas estão preocupadas com “controles”, “roubos por parte do governo”, ou qualquer outra coisa, não é aderindo ou não à nota fiscal paulista que se irá resolver isso. Devemos fiscalizar o Governo a todo momento, devemos e temos direito a isso. Passemos a ir mais às assembléias da Camara Municipal de nossas cidades; exijamos que a prefeitura mostre seus gastos, pois ela tem dever constitucional de fazer isso; busquemos saber se a escola de nosso bairro está recebendo os materiais e os incentivos que deveria; etc, etc…
Não vejo as pessoas fazerem isso. Portanto, não vou ver o Estado fazendo o que deve. Mas não me venham colocar a sonegação de impostos ou o roubo dos governos como desculpas para que eu não exerça minha CIDADANIA, pois isso sim é me chamar de burro.
Acho que esse tipo de icnentivo é bom, mas enxengo como uma disfunção social, porque, tese, é dever das empresas emitir notas e deveria ser o nosso direito recebe-las e dever exigi-las.
Enfim, acaba que as coisas só funconam se recebermos um agrado a parte para podermos exercer nossa cidadania, não soa estranho?
É como se alguém disse que ia e pagar para eu comer (risos)
Algo tão essencial para saude economica de um país (lê-se também estado ou cidade) ser vendida… para mim soa estranho.
Mas melhor do que nada, se não houver incentivo, parece que nada anda mesmo
Aline,
Concordo com você e acho que o problema é cultural. Infelizmente no Brasil ainda prevalece a cultura do “jeitinho” e da “esperteza”. Enquanto isso não muda, pelo menos os “agrados” vão ajudando. E às vezes, nem assim!
Abraço!
Olá Rodolfo,
Obrigado pelos parabéns.
Eu concordo com você, vale a pena se cadastrar. Das pessoas que eu conheço, a maioria que se cadastrou já ganhou alguma coisa nos sorteios.
Abraço.
PEÇA SIM A NF, faça sua parte !
Em vez de reclamar da vida, ter “medo” do governo,etc , eu fiz um cadastro e todos meus familiares pedem NFP em meu CPF to me lixando se o governo vai cruzar os dados, se cruzar é muito simples digo que para facilitar reuni todas em NF em um único CPF e ai ?, eles fazer o que ? em nenhum lugar diz que não posso fazer isso, portanto é legal …
FAÇA SUA PARTE, Se o governo não fazer a dele são outros quinhentos.
E para finalizar li alguns “espertinhos” que acham que terão os preços dos impostos repassados nas “refeições”,etc, convenhamos qualquer estabelecimento comercial quando abre as portas já sabe que OBRIGAÇÕES FISCAIS / impostos a pagar, este preço já esta no produto / serviço que você compra, pois ninguém “normal” iria abrir uma empresa já pensando em sonegar, pois um dia a casa cai … e multas são aplicadas ..
EU PREFIRO QUE O DINHEIRO VÁ SIM PARA O GOVERNO DO QUE PARA O BOLSO DO DONO DO “RESTAURANTE” …
POIS É O CERTO A FAZER .
Para alguns a nota fiscal paulista é um negócio da China !!!E para maioria é um desrrespeito poi não temos saúde, segurança e escola de qualidade.
“ah, ok! mesmo assim vou pedir! estou exercendo meu direito de cidadão!!”
Acho que não é por aí.. o Comerciante no brasil já é ‘atoxado’ por impostos vindos por todos os lados, e qnt mais pede-se a nota fiscal, mais o comerciante tem que repassar este custo, ao preço de sua mercadoria..
Aí fica aquela coisa: “Recebi 100,00 em creditos na Nota Paulista em 1 ano, mas paguei 200,00 a mais na gasolina que aumentou..”
Vamos usar a cabeça.
Um estabelecimento comercial sabe sim das obrigações fiscais que ele tem, mas você Sr. Willian, sabe quais são? Você sabia que em qualquer tipo de comércio, que hoje em dia a concorrencia é grande, quanto mais se vende mais imposto se paga? Se for juntas DARF, GPS, PIS, COFINS, Folha Salarial, Despesas gerais… O que sobra? Ou não sobra?
É fácil falar, dificil é se arriscar.
Se o governo fizesse um sistema de tributação justo você acha mesmo que existiria sonegação e o comerciante sempre com medo de ser autuado?
Eu prefiro que o dinheiro fique sim com o dono do “restaurante” porque ele pode gerar mais empregos do que o governo do nosso saudoso Serra que nada faz e só acaba com o estado. Para que vou dar mais dinheiro para os politicos apenas nos roubar e ficar por isso mesmo. Lembra-se do Lalau? Do Zé Dirceu? Collor? Quer mais exemplos ou chega?
Os comerciantes por sua vez teria orgãos para fiscalizar o governo já que também são fiscalizados, e todos os politicos que entrarem no governo teriam suas contas e de familiares vasculhadas por representantes fiscais e cadeia neles de verdade.O pais que mais arrecada impostos faz muito pouco com esse dinheiro, incopetência pública, falta de administração politico tinha que ter diploma como médico,dentista,advogado,etc em faculdade Federal com as diciplinas de mais importâcia para a população como saúde ,educação, engenharia, etc. como defesa de tese e doutorado. não existe vocação nesses politicos e nós fazemos o trabalho deles. Um abraço e parabéns pela matéria Rui xará
Olá Nelson,
Obrigado e concordo inteiramente com você.
Abraço.
Olá Elizeu,
Não tem nada a ver com restituição. E não é ilusão, já retirei dinheiro de verdade.
Abraço.
Sou participante do programa Nota Fiscal Paulista desde o início do projeto e gostaria de saber se no caso das reclamações, se após fazer as denúncias contendo até mesmo anexo do documento fiscal, se algum de vocês receberam retorno do governo sobre o que foi / será feito e se o documento fiscal apareceu enfim no programa após apuração.
Valeu pela atenção de todos.
Ricardo
Gostaria de saber como sera os resultados do sorteio daqui para frente pois a loteria estadual não existe mais, pois o banco do brasil comprou a nossa caixa( isso procede?)e o resultado referente o 4º sorteio que seria realizado dia 07/03 como foi? sendo que 07/03 corre a federal e não a Paulista
aqui tambem nao….
outra duvida: fiz as reclamaçoes mas no site nao consta nasa…
soh tenho o numero da reclamaçao..devo fazer oq?
Durante o ano de 2008, o retorno em Supermercado e Farmácia (sem contar o mês de dezembro/2008) foi 5.10% do total.
Uma simples compra de pães (R$ 1,10), tenho retorno de R$ 0.07.
As pessoas estão preocupadas com situações que podem ser evitadas.
Se você for comprar viagra e não quer a Fazenda do Estado fique sabendo, é só não dar o CPF na referida compra e nem pagar com o cartão de crédito. rsrsrs…
Os comerciantes já embutem os impostos nos valores das mercadorias, quem paga por eles somos nós, consumidores. Assim, temos todo o direito de recebermos uma nota fiscal pelas nossas compras, tenha CPF ou não, se a nota tiver CPF, em tese, ficaria mais difícil para os comerciantes sonegarem.
Olá Anonimo,
Ótimo, não deixa de ser um bom retorno. Continue assim!
só esse ano descobri que posso reclamar no site as nf não enviadas, mas a demora em analisar e responder é tanta que desanima.
contato com as lojas para saber o motivo impossivel.
outra coisa o site demora mto para atualizar as informações, isso deveria ser mais rápido pois assim poderíamos também agilizar as reclamações.
outra coisa hoje faço as reclamações sempre no dia 15 de cada mes, mas o site as vezes disponibiliza essas notas bem depois do prazo.
peço mais agilidade na atualização do site e mais tempo para que possamos reclamar, pois se ainda não fechou o 2° semestre de 2008 nós consumidores poderíamos ter esse mesmo tempo para reclamar.
Olá regiane,
Concordo!
Abraço
Olá Cristina,
Não é verdade.
Não tem nada a ver uma coisa com a outra.
Abraço
Olá Eliane,
Se a nota não apareceu, você pode reclamá-la no site da Nota Paulista.
Abraço.
então de que adianta fazermos a reclamação se ela não vai atrás???
tem mta coisa ainda errada com relação a isso.
qlguém deveria informar a secretaria de que eles devem ir atrás daqueles que não respeitam a lei.
As vezes as notas demoram para entrar no sistema porque as notas só são lançadas no final do mes.
o governo está enquadrando várias mercadorias na substituição tributária, destas mercadorias, o icms não será creditado.
Pedi nota no supermercado, gastei 800,00 e voltou só 1,75, desisti de pedir nota no supermercado.
Comprava roupa numa loja daqui da região, que dificilmente dava nota para as pessoas, agora notei que tudo na loja, aumentou de preço, pelo menos estou recebendo uma graninha de volta, mas não sei se valeu a pena, tudo esta muito mais caro.
O governo só fica inventando maneiras de arrecadar mais dinheiro, e eles só ficam aumentado e o salário deles, gastando em viagens e etc..
acho que tenho que virar popular e me candidatar… rsrsrs…
Hoje, após ter a senha, consultei meus créditos do segundo semestre do ano passado, R$154,00, para um total de compras registradas de pouco mais de 3mil reais.
Isso significa cerca de 5% de retorno.
Está ótimo, adorei a NPF!
No que se refere a lentidão dos créditos, realmente e muito lento mesmo, más fiquei sabendo que esta lentidão é consequência do lançamento das notas fiscais por parte das empresas será que é verdade????
Olá graça,
Eu acho que não tem a ver com a Nota Paulista em si, mas com a emissão da nota fiscal.
Depende do procedimento do estabelecimento comercial, especialmente quando não é o “cupom fiscal” que ele está emitindo.
Abraço.
Olá sandra,
Que eu saiba não! Abraço.
E.., que venham outros mais esclarecimentos abordando diversos outros assuntos.
Meus agradecimentos a Sr. Rui Nelson.]
Marisa Nunes
Eu acho que a maioria dos brasileiros por pura ignorancia se vendem por quaisquer merreis, ou em epoca de eleição por cesta basica ou coisas desse valor…
Tenho vergonha de ser brasileiro…
1. Vc faz compras e pede a nfp
2. Recebe os bonus referente as compras
3. Em uma compra de R$100,00 (que já tem imposto incluso) vc pode receber de volta até 5,10%= R$5,10(pô legal)
4. Se vc por acaso tiver a sua nfp não cadastrada pelo comerciante no prazo legal vc pode denuncia-lo (como é bom ser cidadão)
5. Se o governo for atrás do comerciante que sonega os impostos (que nem sempre é o caso) aplica-le a multa minima de +- R$ 1500,00, pelo que eu li neste artigo, e vc receberá apenas o valor do icms de sua compra… (percebeu??)
6. Vc acaba criando receita ($$$) para o Estado sem ser funcionário ou ter qualquer vinculo trabalhista, tudo isso em troco de uma pequena parte do seu próprio dinheiro e fazendo seu papel importante de cidadão…
Abraço a todos!!!
será verdade??
mas nos comerciais eles dizem tanto para pedirmos nota..
em quem devemos confiar??
Olá regiane,
Não acredito que você vá ter problemas. Só se forem milhões!!!
Abraço.
todos em minha casa pedem com meu cpf e na empresa até meu gerente..
o qude devo fazer então parar de pedir???
regiane,
É claro que não. Continue pedindo suas notas e não esquente a cabeça!
É a minha opinião.
Abraço.
várias pessoas na minha casa pegam nota fiscal paulista com meu cpf já me disseram que eu terei problemas com os valores, pois aparece que eu gasto mais do que recebo..
isso é verdade??
pois nos comerciais solicitam para pedirmos sempre nf paulista e agora comecei a ficar preocupada as pessoas não podem mais pedir as notas em meu cfp??
tirem essa minha dúvida, por favor.
ats -regiane
a secretaria respondeu:
Prezada Regiane,
Para evitar inconsistências, recomendamos que cada consumidor informe o próprio CPF, fazendo uso, após, da faculdade de transferir os créditos a outra Pessoa (natural ou jurídica), conforme preconiza o inciso II, art.5º da Lei 12.685/07.
isso significa que posso no futuro ter graves problemas porque as pessoas estão pedindo nf paulista com meu cfp??
regiane
O problema que não estamos vendo isso realmente voltar para a população.
No final não temos direitos e só obrigações. E agora viramos fiscais a troco de termos nossas contas devassadas. Será que vale a pena?
Olá Edson,
Você não tem que fazer nada. A responsabilidade de inserir a nota no sistema é do comerciante. Você pode é reclamar no site da NP se ela não for inserida.
Abraço.
pois quando surgiu na midia esse assunto era divulgado q receberiamos 30 % do valor gasto …
mas mesmo assim continuarei reivindicando meus direitos até saber onde vamos chegar!!!
Eduardo,
É rápido. Se não me engano é 1 ou 2 meses.
Como disse um comerciante no inicio dos comentários. Por 109,00 reais ele tem que pagar quase 3000,00 reais para o governo, e com um ar de ameaça fala que tem alguns dados do reclamante, esse e o país em que você quer viver, quer ver seus filhos crescerem em um país em que se você tem dinheiro você tem todo “poder”, se for um “pobre coitado” seu direito e de ficar quieto? Claro que o governo não e justo, isso não vai mudar do dia para a noite, temos que começar de vagar, no desenvolvimento o pais esta apenas engatinhando. A NFP e o começo de uma evolução do cidadão. Sobre sermos vigiados pela nota, isso não e novidade, a população e vigiado todo tempo. Temos site de relacionamentos onde colocamos não só a marca do “absorvente” das nossas esposas como datas especiais e o que mais gostamos de fazer, então acho que mostrar para o governo o que comemos e o que usamos, não é tão grave assim.
Varios outros comentários dizem que a NFP é piada, não funciona, etc..e que nós teríamos nossa vida rastreada…etc etc. Bem, por uma razão muito simples, eu não tenho problema algum com isso: sou assalariado e pago imposto de renda na fonte (não tenho escolha e nem como sonegar, já vem descontado). Ou seja, se meu imposto já está pago, faço questão que todos paguem também, para que eu possa ter no mínimo alguma coisa de volta.
Não tenho problema algum em o governo saber a marca das minhas cuecas, os restaurantes que frequento ou se comprei uma caixa de clips na papelaria da esquina. Assumindo que esses produtos sejam todos LEGALIZADOS (aliás, também não compro nada pirata), quero saber se a loja de cuecas, o restaurante e a papelaria também estão fazendo seu papel e pagando o imposto.
Enquanto tivermos “espertinhos” como o comerciante acima referido, os “babacas” continuarão pagando cada vez mais impostos para sustentar os pilantras que usam de formas desleais para levar vantagem.
Em tese, a NFP não precisaria nem existir: afinal de contas, por que é que o governo precisa gastar dinheiro para fiscalizar isso? Se todos pagassem, não precisaria. Foi só porque sabemos que existem os criminosos fiscais é que o governo vive apertando o cerco (não importa qual o partido ou ideologia, todo governo sempre apertará a fiscalização de impostos).
Enfim, peçam sempre a nota, mesmo que não haja crédito algum.
Pois além de saber de tudo que compramos ou fazemos, pedem pra que nós fiscalizemos algo que eles vão pôr no bolso pra tirar um caixa 2, e tem gente que aderi à idéia. Cada um cada um, eu não sou a favor.
Olá marta,
Não ouvi nada sobre isso. Peça ao seu contador para lhe indicar a fonte dessa informação. E se realmente existir, conte para nós!
Abraço.
palhaçada total.
Como devo agir neste caso pois acho um roubo
Sem mais Ivaneide
Danilo,
Se eu peço a Nota Fiscal Paulista?!!!
Sempre.
Abraço.
Olá Douglas,
Se a nota saiu no seu nome e com seu CPF, não há nada a fazer.
Você pode reclamar essa nota no próprio site da NP.
O valor a ser retornado não é alto, mas com certeza vai gerar um monte de números para o sorteio.
Abraço.
faço mensalmente as reclamoções, anexo os cupons e nada acontece..
se realmente nada acontecer de que adianta eu ficar perdendo meu tempo se a secretaria não faz nada???
Concordo que o valor é baixo, mas antes baixo do que nada. E antes uma fiscalização desse jeito, do que eu, vc, seus pais e outras pessoas honestas, pagando pela desonestidade e sonegação de outros setores. Penso assim. E com o tempo a coisa se ajeita.
Quanto aos comentários, acho que devemos deixar de lado as teorias da conspiração… já foram feitas inúmeras matérias, que garantem a lisura do processo adotado pelas várias loterias disponiveis hoje. Se vc não ganhou, tente jogar. Isso ajuda bastante. Ao invés de espalhar teorias sobre o governo e sobre o processo, tente entende-lo, como fez o Rui. Você pode concordar ou discordar dos métodos, mas pelo menos terá dados concretos para discutir.
Um abraço a todos.
estava procurando informações sobre a NFP para minha mãe, que me perguntou e eu não soube responder…
deparei-me com seu blog e fiquei muito esclarecida.
Bom, primeiro parabens pelo Blog, pelo visto é muito acessado, e obrigada pelo espaço que vc cedeu para os comentarios, pois a materia é importante, mas os comentarios são excenciais.
Agora posso informa-la sobre a NFP com todos os detalhes possíveis e as opniões claro(que são bem divididas rs)
Abraço..
Obrigado Bianca.
Volte sempre. Abraço.
DOAÇÂO (Tenha paciência)
ISSO É SÓ PARA CUIDAR DA VIDA DAS PESSOAS E EM TROCA VOCÊ RECEBE A ESMOLA
DO GOVERNO,TENHO UMA NOTA NO VALOR DE 7.155,00 QUE LIBEROU/L, CREDITOS DE 1.26CENTS. DE ESMOLA, REPASSADA COM DÓ.
(OBS: Eu sempre peço nota fiscal paulista).
Pior que muita gente ainda acredita e continua pedindo e pedindo.
Pra mim não funcionou e para as pessoas que conheço, também não funcionou, não receberam nada.
Mais uma besteira que o Governo inventa para “vigiar” essas pessoas que não tem noção…
Rir para não chorar!
Bela matéria Rui.
Só falta as pessoas começarem a pensar mais antes de ficar acreditando em tudo que se fala na TV e nos rádios.
Luiz Alberto Araujo do Lago
Estou um pouco decepcionado com programa da nota fiscal paulista. Estou conferindo na minha conta para verificar se todas as notas estão sendo registradas e nota-se que vários estabelecimentos não o fazem. Faço a reclamação e alguns estabelecimentos corrigem a omissão, porém outros não. Converti várias reclamações em denúncia e fiquei surpreso, pois depois de quase um ano em análise todas foram arquivadas com a mensagem: arquivada por falta de conversão em denúncia ou algo parecido. Fiz a reclamação e anexei a nota fiscal escaneada e depois o mesmo com o procedimento a converti em denúncia. Lamentável a atitude da fiscalização da Fazendo do Estado. Se todos conferirem suas notas fiscais verificarão que várias não são registradas ocasionando um desistímulo em pedir a nota. O cáculo também não é bem explicado. Um abraço a todos
e olha que eu mensalmente envio a Nota Fiscal ao site informando a compra e eles simplesmente arquivam sem tomar nenhuma providencia escreve ao site e a resposta foi sabemos que estamos atrasados nas analises. realmente é decepcionante nós fazemos nossa parte e o Governo faz a dele?? pra que então tantos comerciais??
diz que ” o governo ta de olho nos gastos dos contribuintes para futura cobrança em imposto de renda” penso que isto é um boato para que comerciantes continuem sonegando e não emitindo nfiscais, faço compras para toda a familia, que me presenteia com os creditos, embora mesmo sendo migalhas do governo é melhor que nada já paguei o ipva do meu carro para 2011 quem é o lobo mau da história o governo ou os comerciantes? obrigado.
ricardo,
Todo mundo sabe que o governo cobra muitos impostos dos comerciantes. Mas por outro lado, dar a nota fiscal é obrigação de todo bom comerciante.
Portanto, acredito que pedir a NP não deva afetar os comerciantes que trabalham de acordo com as leis fiscais.
Acho difícil identificar um vilão, mas com certeza não deve ser o cliente.
Abraço.