Jan 262008
 
tsuru.gif

Se você deseja expressar o seu desejo de paz e um mundo melhor, além de se divertir criando um brinquedo muito interessante em papel, visite o site Origami.org.uk.

Lá você vai aprender a fazer, em papel, o tsuru, uma ave sagrada para o povo Japonês. O tsuru é considerado símbolo de sorte, paz, felicidade e longevidade.
Essa figura acabou sendo associada à história de Sadako.

sadako.jpg

Sadako Sasaki foi uma menina japonesa que, quando bebê, sobreviveu ao ataque nuclear em Hiroshima. Entretanto, ela foi vítima da chuva radioativa que caiu ao longo do dia em que a bomba explodiu.

Quando fez 12 anos começou a sentir os efeitos da radioatividade e desenvolveu leucemia. Assustada e com medo de morrer, Sadako acabou sabendo da lenda dos pássaros.

A lenda dizia que se alguém fizesse mil tsurus, sempre com o pensamento voltado para algum desejo, ele seria alcançado. Ela aprendeu a fazer a dobradura em papel que representa um tsuru e resolveu fazer mil desses pássaros de papel.

Sempre na esperança de alcançar seu desejo e sobreviver ela se dedicou a criar os pássaros de papel, e fez isso até morrer em 25/10/1955. Infelizmente ela não conseguiu dobrar os mil pássaros, mas seus colegas de classe fizeram isso por ela, dobrando os pássaros que faltavam.

Sadako deixou um exemplo de coragem, paciência e determinação. Sensibilizados, seus colegas organizaram um movimento em prol da construção de um monumento em memória de Sadako e todas as crianças mortas ou feridas pela bomba nuclear. Foi então, que em 1958 foi erguido o Monumento das Crianças à Paz, também conhecido como Torre dos Tsurus.

Links:

  • Clique aqui e saiba mais sobre a história de Sadako.
  • Hiroshima como você nunca viu, no Connection World.

Ofertas: Aprenda a fazer Origami.

Compare preços de Notebook Infantil no Buscapé.

Este tutorial foi útil para você?
Você pode me ajudar a criar novos tutoriais e manter este site!

Posts relacionados:

 Leave a Reply

(required)

(required)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>